Fósforo

O uso comercial mais importante de produtos químicos à base de fósforo é a produção de fertilizantes.

Fósforo (símbolo químico P, número atômico 15) é um não-metal multivalente que pertence ao grupo de compostos nitrogenados. Dada a sua alta reatividade, nunca é encontrado como um elemento livre na natureza.

Fósforo - Tabela Periódica

É, no entanto, um componente dos sais de fosfato e é comumente encontrado em rochas de fosfato inorgânico. Além disso, é um elemento essencial em todas as células vivas. Por exemplo, é parte integrante das estruturas de DNA, RNA, fosfoproteínas e fosfolipídios.

Quando purificados artificialmente, várias formas alotrópicas diferentes de fósforo podem ser obtidas. A forma conhecida como fósforo branco emite um brilho fraco após a exposição ao oxigênio. O alótropo conhecido como fósforo vermelho não se inflama espontaneamente e é muito menos perigoso.

Para que serve?

O uso comercial mais importante de produtos químicos à base de fósforo é a produção de fertilizantes. Além disso, compostos de fósforo são amplamente utilizados em explosivos, agentes nervosos, fósforos de fricção, fogos de artifício, pesticidas, creme dental e detergentes.

História

O fósforo foi descoberto pelo alquimista alemão Hennig Brand em 1669 através de uma preparação de urina, que naturalmente contém quantidades consideráveis ​​de fosfatos dissolvidos do metabolismo.

Trabalhando em Hamburgo, Brand tentou destilar alguns sais evaporando a urina e, no processo, produziu um material branco que brilhava no escuro. Desde então, a fosforescência tem sido usada para descrever substâncias que brilham no escuro sem queimar.

O fósforo foi inicialmente comercializado para a indústria de fósforos no século XIX. O processo envolvia a destilação de vapores de fósforo a partir de fosfatos precipitados e aquecidos em uma retorta.

Os fosfatos precipitados eram feitos a partir de ossos moídos que foram desengordurados e tratados com ácidos fortes. Esse processo tornou-se obsoleto no final da década de 1890, quando o forno a arco elétrico foram adaptados para reduzir a rocha fosfática.

Os primeiros fósforos continham fósforo branco, que era perigoso devido à sua toxicidade. Assassinatos, suicídios e envenenamentos acidentais resultaram de seu uso. Além disso, a exposição aos vapores causava necrose dos ossos da mandíbula, conhecida como “mandíbula escamosa”.

Quando um processo seguro para a fabricação de fósforo vermelho foi descoberto, com sua inflamabilidade e toxicidade muito mais baixas, leis foram promulgadas exigindo sua adoção como uma alternativa mais segura para a fabricação de fósforos.

Características

Na tabela periódica, o fósforo está localizado no grupo 15 (antigo grupo 5A), entre o nitrogênio e o arsênio. Além disso, encontra-se no período 3, entre o silício e o enxofre. Quando preparado artificialmente, é obtido em várias formas alotrópicas, mais comumente branco, vermelho e preto.

Dados

Massa atômica – 30,973762(2) u
Configuração eletrônica – [Ne] 3s2 3p3
Elétrons – 2, 8, 5
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 317,3 K
Ponto de ebulição – 553,6 K
Entalpia de fusão – 0,657 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 12,129 kJ/mol

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.