Fótons e Luz
A luz tem a característica de se comportar como uma onda e uma partícula ao mesmo tempo. Os cientistas nomearam as partículas que compõem os fótons de luz.
A luz tem a característica única de se comportar como uma onda e uma partícula ao mesmo tempo. Os cientistas nomearam as partículas que compõem os fótons de luz.
O que é um fóton?
Na física, um fóton é um feixe de energia eletromagnética. É a unidade básica que compõe toda a luz. O fóton é às vezes chamado de “quantum” de energia eletromagnética.
Fótons não são pensados para ser feitos de partículas menores. Eles são uma unidade básica da natureza chamada ‘partícula elementar’.
Propriedades de um fóton
Os fótons têm algumas propriedades básicas que ajudam a definir o que são e como se comportam. Essas propriedades incluem:
- Eles têm massa zero.
- Eles não têm carga elétrica.
- Eles são estáveis.
- Eles carregam energia.
- Eles podem ter interações com outras partículas, como elétrons.
- Eles podem ser destruídos ou criados por muitos processos naturais.
- Quando estão no espaço vazio, eles viajam na velocidade da luz.
- Os fótons interagem com a matéria.
Interação
Os fótons se comportam como partículas, pois podem interagir com a matéria. Em alguns casos, a energia do fóton é absorvida pela matéria. Neste caso, a energia extra pode ser emitida como calor. Um exemplo disso é o asfalto da estrada esquentando ao sol.
Nossos olhos também interagem com fótons. Quando um fóton atinge o olho, ele é transformado em energia elétrica que é então transmitida ao cérebro para formar uma imagem.
Efeito Fotoelétrico
Quando a energia dos fótons é absorvida pela matéria, a matéria pode emitir elétrons. Este processo é chamado efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é uma propriedade da luz que não é explicada pela teoria de que a luz é uma onda. Esta é uma das principais razões pelas quais os cientistas escolheram tratar a luz como uma onda e um fluxo de partículas.
A constante de Planck
A relação entre a energia de um fóton e sua frequência pode ser descrita pela seguinte equação:
E = h.f
onde E é energia, f é frequência e h é a constante de Planck. A constante de Planck é sempre a mesma (ou seja, a “constante”) e é igual a 6,62606957 * 10-34 m2 kg/s.
Curiosidades sobre fótons
- Não só a luz é composta de fótons, mas toda a energia eletromagnética (ou seja, microondas, ondas de rádio, raios-X) é composta de fótons.
- O conceito original do fóton foi desenvolvido por Albert Einstein. No entanto, foi o cientista Gilbert N. Lewis quem primeiro usou a palavra “fóton” para descrevê-lo.
- A teoria que afirma que a luz se comporta como uma onda e uma partícula é chamada de teoria da dualidade onda-partícula.
- Os fótons são sempre eletricamente neutros. Eles não têm carga elétrica.
- Os fótons não se decompõem por conta própria.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.