Madalena Freire: principais frases e contribuições

Já ouviu falar sobre Madalena Freire? Ela costuma ser citada nos mais diversos espaços educacionais.

Madalena Freire não apenas é a principal defensora do legado de seu pai, Paulo Freire, como também é responsável por desenvolver práticas e teorias de uma educação infantil mais progressista.

Alinhada com o conceito (e desejo) de uma sociedade mais digna e baseada na educação, a educadora coloca isso em prática através da pedagogia e de suas famosas frases que exalam conhecimento.

Quer saber mais? Então continue a leitura e aproveite!

Sobre

Mais do que a grande filha de Paulo Freire, Madalena Freire é seguidora e protetora de seus ensinamentos do pai, fervorosa colaboradora das teorias freireanas, arte-educadora, pedagoga, professora e formadora de educadores.

Com uma vida inteira debruçada nos conteúdos voltados para a educação e o desenvolvimento infantil, ela foi capaz de elaborar diversos artigos, livros e publicações sobre esses temas. Seu toque especial pode ser notado pelas características humanizadas e afetivas em suas criações e construções do saber.

Os principais aspectos que tornam Madalena uma referência da educação progressista são a atuação voltada para a educação enquanto arte, para a educação vinculada à emoção e à paixão, para o conceito de centro de interesses, assim como ao trabalho em grupo, ao planejamento e a curiosidade das crianças e a sistematização.

Além disso, todo o seu trabalho é baseado na concepção da educação enquanto um espaço político-pedagógico. Para ela, isso significa que a paixão deve impulsionar as leituras que fazemos do mundo para, consequentemente, educar a sociedade de forma mais humanizada.

Que tal vermos isso pelas palavras da própria Madalena? Confira as frases da educadora que reunimos no tópico a seguir.

As principais frases de Madalena Freire

Ninguém melhor para explicar sua obra que a própria autora. Por isso, veja as principais frases de Madalena que trouxemos para você:

“O educador lida com a arte de educar. O instrumento de sua arte é a pedagogia. Ciência da educação, do ensinar. É no seu ensinar que se dá seu aprendizado de artista.”

“Toda pedagogia está sempre engajada a uma concepção de sociedade, política. É neste sentido que, nesta concepção de educação, este educador faz arte, ciência e política. Faz política, quando alicerça seu fazer pedagógico a favor ou contra uma classe social determinada. Faz ciência, quando apoiado no método de investigação científica, estrutura sua ação pedagógica. Faz arte, porque cotidianamente enfrenta-se com o processo de criação na sua prática educativa, em que, no dia a dia, lida com o imaginário e o inusitado. ”

“Pensar é o eixo da aprendizagem. Para pensar e aprender tem-se que perguntar. E para perguntar é necessário existir espaço de liberdade e abertura para o prazer e o sofrimento, inerentes a todo processo de construção do conhecimento.”

“A pergunta é um dos sintomas do saber. Só pergunta quem sabe e quer aprender.”

“Observar uma situação pedagógica não é vigiá-la mas sim, fazer vigília por ela, isto é, estar e permanecer acordado por ela, na cumplicidade da construção do projeto, na cumplicidade pedagógica.”

Gostou de conhecer um pouco sobre as frases de Madalena Freire? Então divulgue nosso conteúdo para seus amigos e familiares! Além disso, você pode encontrar mais artigos como esse clicando aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.