Frases e citações de Buda
Diferente dos líderes de outras religiões, que são deuses ou profetas, Buda foi um ser humano comum que conseguiu encontrar e viver a verdade.
Quem foi Buda? Siddhartha Gautama nasceu em Lumbini, antes Índia e hoje, Nepal, por volta de 624 a.C. Filho do rei Suddhodana e da rainha Maya, o rico príncipe teve uma infância normal. Além da educação primorosa, tornou-se um exímio cavaleiro, lutador e arqueiro
Aos 29 anos, o jovem vindo de uma família aristocrata chocou-se com a realidade de seu país, onde os maiores problemas eram a fome e a miséria. Perdeu interesse pelos esportes, política e contrariando as expectativas do pai, não assumiu o trono.
Ao contrário disso, deixou o palácio e partiu em busca da verdade. Durante seis anos percorreu o país entrando em contato com grandes mestres e adquirindo conhecimentos que pudessem solucionar os problemas da vida.
Inutilmente foi aos brâmanes, estudou com os ascetas e frequentou diversas escolas de religião e Filosofia, no entanto, sem obter nenhuma das respostas que almejava.
Um dia, quando ele já estava com 35 anos, depois de banhar-se nas águas do rio Nairanjana, sentou-se sob uma figueira, onde começou a meditar. Depois de tantos anos e tantas buscas infrutíferas, finalmente, naquele instante ele descobriu a verdade, alcançou o estado de iluminação e passou se chamar Buda, que em Sânscrito, significa O Iluminado.
Viveu até os 80 anos e dedicou a vida a ensinar o caminho que ele próprio encontrou. É tido como um líder espiritual prático e realista. Batendo de frente com os conceitos da época, foi o primeiro a negar o sistema de castas tradicional da Índia, defendendo que o julgamento de um homem deve ser feito pelas suas atitudes e não pela origem de seu nascimento.
O alicerce dos ensinamentos budistas tiveram origem no primeiro sermão após o episódio de sua iluminação. As Quatro Nobres Verdades e a Senda das Oito Trilhas constituem os caminhos para atingir a sabedoria, moderação e igualdade.
Todo o seu pensamento pode ser resumido por meio da Regra de Ouro: “Tudo o que somos é resultado do que pensamos”.
Buda não foi uma divindade, tampouco um profeta. Ele foi apenas um homem que, em busca do caminho da verdade, o encontrou e conseguiu transmitir esses ensinamentos aos seus seguidores.
Frases de Buda
Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na nossa adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim.
Não se combate ódio com ódio, mas sim com amor.
Todos os seres vivos tremem diante da violência. Todos temem a morte, todos amam a vida. Projete você mesmo em todas as criaturas. Então, a quem você poderá ferir? Que mal você poderá fazer?
Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.
A vitória sobre a si mesmo é a maior de todas as vitórias.
Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina e a que ensina e não faz.
Todas as forças são cegas. Cada elemento sabe o que faz e para onde vai. Cabe ao homem espreitar estas forças e descobrir-lhes o itinerário, para nunca errar seu rumo!
É a nossa resistência às circunstâncias que causa nosso sofrimento.
Dominar a si próprio é uma vitória maior do que vencer a milhares em uma batalha.
Entre escolher ter razão e ser gentil, escolha ser gentil.
Meditação traz sabedoria; a falta de meditação deixa a ignorância. Saiba bem o que lhe conduz para frente e o que lhe prende atrás, e escolha o caminho que o guia à sabedoria.
O ódio nunca desaparece, enquanto pensamentos de mágoas forem alimentados na mente.
Não busco recompensa alguma, nem mesmo renascer num paraíso; procuro, porém, o bem dos homens, procuro reconduzir os que saíram do Caminho, alumiar os que vivem nas trevas e no erro, banir do mundo toda pena e sofrimento.
Sofrer é a prova de que você alcançou a sua paz.
O que somos hoje e o que seremos amanhã depende de nossos pensamentos. Se procedo mal, sofro as conseqüência; se procedo bem, eu mesmo me purifico.
Minhas obras são meu bem, minhas obras são minha herança, minhas obras são o seio que me leva, minhas obras são a razão a qual pertenço, minhas obras são meu refúgio.
Todos os seres nascem iluminados, mas é preciso uma vida inteira para descobri-lo.
É a própria mente de um homem, e não seu inimigo ou adversário, que o seduz para caminhos maléficos.
A vida é uma dor.
O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas, viver sabia e seriamente o presente.
A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira. Deve-se pois, fugir das trevas da ignorância e do sofrimento, deve-se procurar a luz da Iluminação.
Em nossos pensamentos fazemos o nosso mundo.
Onde quer que viva, este é o teu templo, se o tratar como o tal.
Sai e busca.
Eu sou o que penso ser.
Seja como o sândalo que perfuma o machado que o fere.
Todas as coisas são precedidas pela mente, guiadas e criadas pela mente. Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que hoje pensamos determina o que seremos amanhã. Nossa vida é criação de nossa mente.
Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade.
Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo.
Não deseje e não sofra! O desejo é a alma do sofrer.
Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.