4 frases que pais que criam filhos mentalmente fortes nunca usam

Psicólogo explica algumas das coisas que não devemos dizer aos nossos filhos se quisermos prepará-los para o mundo.

Durante o desenvolvimento dos seus filhos, os pais têm um papel protagonista. Afinal, os genitores são os maiores exemplos dos filhos, pois é com eles que as crianças aprendem seus valores, descobrem seus gostos e se preparam para enfrentar a vida. Portanto, é fundamental que os pais saibam o que não falar aos filhos se quiserem que eles sejam fortes. Veja agora algumas frases que devem ser evitadas diante dos nossos filhos:

O que não devemos dizer aos nossos filhos durante seu crescimento

Ser pai ou mãe não é uma tarefa fácil, até porque, ninguém foi ensinado a isso. Tudo, ou quase tudo, que dizemos aos nossos filhos é inspirado por alguma situação que já vivemos, seja a própria experiência com nossos pais, ou com coisas que aprendemos ao longo da vida.

Pensando em ajudar nas relações parentais e impacto na vida dos filhos, um psicólogo resolveu dar algumas dicas de frases que não devem ser ditas aos filhos se você quiser que eles se tornem adultos fortes. Confira abaixo:

  • “Pare de chorar!” ou “Não fique assim!”

Pode parecer simples, mas frases como essas passam a imagem ao seu filho de que eles não podem sentir o que estão sentindo naquele momento.

Porém, é de extrema importância deixar claro às crianças que elas podem ter seu momento de ficar tristes, chateadas ou aborrecidas. Inibir ou reprimir os sentimentos de uma criança pode prejudicar a comunicação delas no futuro.

  • “Pare de se preocupar com isso”

O psicólogo explica que é inútil mandar uma criança não se preocupar com algo, ainda que seja só para acalmá-la. Em vez disso, os pais devem ensinar aos filhos como lidar com aquela situação, porque isso irá prepará-las para lidar com os problemas do futuro.

  • “Não se preocupe que vai dar tudo certo”

Embora soe contraditório, como se não devêssemos apoiar nossos filhos, apenas garantir a eles que dará tudo certo pode ter consequências negativas.

Isso porque, segundo o psicólogo, é importante ensiná-los a se preparar e a lidar com as falhas, afinal, nem sempre “vai dar tudo certo” e o seu filho precisa saber disso.

  • “Não quero ver você fazendo isso de novo”

Uma frase clássica dos pais, mas que soa como uma grave ameaça para os filhos. Ainda que seja sobre algo besta, que os pais apenas não querem que os filhos façam, essa frase pode gerar um medo e uma autovigilância extrema nos filhos.

Eles estarão sempre com medo de fazer algo que os pais consideram errado novamente e, por isso, podem se tornar introspectivos e afetar a confiança entre ambos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.