Fraude alimentar: será que o mel na sua despensa é falso?
O mel fraudulento pode chegar em sua casa muito facilmente. É por isso que devemos identificar se aquele ao qual estamos comprando é puro ou não.
Após o azeite e o leite, o mel é o terceiro alimento industrializado mais fraudado, ou seja, a população compra alguns achando que está levando mel puro, quando há muitos diluentes ali que não fazem bem à saúde. Diante dessa problemática, hoje iremos abordar as causas dela e o como identificar se o mel falso foi parar na sua cozinha.
Leia mais: Os benefícios do mel e saiba como identificar a sua pureza antes de comprar
Demanda alta e tentativa de superá-la
A justificativa para essa falta de honestidade vem dos fornecedores domésticos. Aparentemente eles não conseguem acompanhar a demanda alta. Com isso, altas tarifas são impostas ao mel chinês, um grande fornecedor, cujas versões “disfarçadas” chegam, por exemplo, aos Estados Unidos por meio dos vizinhos da China.
É válido ressaltar que muitos dos testes usados para selecionar um bom mel estão desatualizados e que algumas das diretrizes da Administração de Drogas e Comida (FDA) dos EUA – que são usadas para declarar se os ingredientes do mel não são legalmente aplicáveis – estão dificultando essa identificação.
Solução do problema
Uma tentativa de reverter essa situação é continuar dando apoio aos apicultores neste momento. Além de este ser um grupo de excelentes polinizadoras, as abelhas são parte integrante da nossa cadeia alimentar e estão passando por um rápido declínio populacional. Para compras futuras, encomendas em fazendas legalizadas de abelhas de pequena escala é uma boa maneira de garantir que você desfrute de um mel de alta qualidade.
Teste da geladeira para identificação do mel adulterado
O mel não verdadeiro possui aditivos que, além de adulterar o produto, também fazem mal à saúde, assim como a glicose industrial, corantes, estabilizantes, sacarose, anilina, iodo e outros. Sabendo disso, você pode aplicar o teste da geladeira para identificar essa falsificação. Veja o que fazer:
- Coloque um pouco do mel a ser testado em um prato;
- Leve à geladeira e se certifique que ela está em uma temperatura abaixo de 25º C;
- Deixe por algumas horas. Se o mel endurecer ou cristalizar, isso quer dizer que ele é puro!
Comentários estão fechados.