As melhores frutas para um diabético consumir
Existem algumas opções de frutas que são permitidas e muito boas para os diabéticos. Confira a seguir.
A maneira que se cuida da diabetes é controlando os níveis de açúcar no sangue, então comer frutas pode não parecer uma boa ideia. Embora contenha muitos nutrientes saudáveis, algumas opções são mais ricas em açúcar do que outras. No entanto, existem algumas frutas apropriadas para diabéticos que contêm quantidades mais reduzidas de açúcar, tornando-se boas escolhas.
Leia mais: A importância do horário das refeições para diabéticos
Frutas que diabéticos podem comer
Confira opções de frutas que podem ser ingeridas por diabéticos sem prejudicá-los devido à quantidade de açúcar presente nelas.
Limão
O limão é uma fruta cítrica rica em quantidades de vitamina C e antioxidantes. Funciona reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e trombose, uma condição comum em pessoas com diabetes. A ingestão de limão pode ser feita com água (como um suco) ou mesmo no preparo de saladas ou outras refeições.
Goiaba
Já a goiaba contém um índice glicêmico e carga glicêmica baixos (indica a qualidade e quantidade de carboidratos em um determinado alimento). Nele, também encontramos muita fibra e vitamina C, tornando-o um ótimo lanche para diabéticos.
Morango
Os morangos são outra fruta que os diabéticos podem comer devido ao seu baixo índice glicêmico, baixa carga glicêmica e altos níveis de antioxidantes. Esta fruta ajuda a combater os radicais livres (que danificam as células saudáveis do nosso corpo) causados pela diabetes.
Framboesa: Uma das melhores frutas para diabéticos
A framboesa é uma excelente fruta, talvez a melhor, para o consumo por pessoas que têm diabetes. Elas contém apenas 5 gramas de açúcar por xícara, além de muita fibra para te deixar bem satisfeito. Um estudo americano, do Instituto de Tecnologia de Illinois, recrutou 32 adultos (de 20 e 60 anos) para comer três diferentes refeições no café da manhã. Porém, as calorias e macronutrientes por refeição eram semelhantes, o tamanho da porção de framboesas era diferente.
A refeição número um não tinha framboesas, a segunda incluía uma xícara e a terceira fornece duas xícaras da fruta. Assim, os pesquisadores concluíram que, para aqueles em risco de desenvolver diabetes, comer mais framboesas reduzia a quantidade de insulina necessária para controlar a glicemia.
Comentários estão fechados.