Frutas para cães: conheça 11 tipos benéficos e 4 que podem prejudicar o seu amiguinho
Esqueça a ideia de que todas as frutas podem ser dadas aos animais domésticos. Na verdade, algumas podem até levá-los a óbito!
Por muito tempo convencionou-se que os animais domésticos, em especial os cães, poderiam consumir todo tipo de frutas e vegetais.
Entretanto, com o avanço das investigações científicas nesse sentido ficou claro que não, os doguinhos não estão aptos a comer qualquer fruta, assim como os seres humanos.
Por esse motivo, é de fundamental importância que os tutores analisem com atenção quais frutas estão oferecendo aos cães. Isso porque algumas são essenciais para a manutenção da saúde desses animais, enquanto outras podem até matá-los!
Quais frutas são indicadas para o consumo de cães?
(Imagem: Freepik/reprodução)
Felizmente, existe uma ampla gama de frutas que são indicadas para a alimentação dos cachorros. Esses produtos naturais trazem diversos benefícios importantes para a saúde dos animais.
Dentre esses benefícios, podemos citar reforço à imunidade, combate ao estresse oxidativo, auxílio na digestão, reforço na hidratação do corpo e muito mais.
Por sua vez, essas vantagens são oriundas de compostos como antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas, minerais, ácidos graxos, fibras e outros fatores que fazem das frutas aliadas também dos humanos.
11 frutas que possuem essas propriedades e são indicadas para cães, são:
-
Amora;
-
Abacaxi;
-
Caqui;
-
Framboesa;
-
Goiaba;
-
Kiwi;
-
Mamão;
-
Melão;
-
Melancia;
-
Mirtilo;
-
Morango.
Apesar de ser considerado benéfico, o consumo dessas frutas requer cautela. Afinal, alguns cães podem apresentar rejeição a determinados alimentos.
Caso ofereça uma dessas frutas ao seu animal e ele apresente sintomas como vômito, apatia, diarreia e falta de apetite, leve-o a um veterinário o mais rápido possível.
As frutas que são proibidas para os cachorros
Ao contrário das frutas benéficas, as frutas contraindicadas para cães ganharam esse selo basicamente por conterem toxinas e outras substâncias que podem afetar rins, pulmões e até o cérebro desses animais. São elas:
-
Açaí;
-
Abacate;
-
Carambola;
-
Uva.
Em especial, o abacate deve ser mantido sempre longe dos cães a qualquer custo. Essa fruta possui uma toxina chamada persina, que apesar de inofensiva aos humanos pode causar falência múltipla de órgãos nos cachorros.
Mantenha-se sempre atento para defender o seu estimado animalzinho, fornecendo a ele uma dieta balanceada e isenta de elementos que podem deixá-los doentes.
Comentários estão fechados.