Funcionários de limpeza encontram dois exemplares do PC mais antigo do mundo
Trata-se de microcomputadores Q1, o primeiro modelo a ser alimentado por um único microchip.
Funcionários da Just Clear, uma empresa de limpeza que atua no Reino Unido, fizeram uma descoberta surpreendente durante a limpeza de um imóvel.
Os profissionais encontraram entre os móveis da residência dois exemplares bem conservados do microcomputador Q1, o primeiro modelo do mundo a ser alimentado por um único microchip. Esses equipamentos pararam de ser comercializados há 50 anos, em 1972.
Ao acharem os dois PCs antigos sob caixas de papelão, os funcionários da Just Clear não entenderam bem o que eram as máquinas num primeiro momento.
(Imagem: Just Clear/reprodução)
Depois de encontrados, os dois Q1 foram levados a especialistas que confirmaram a “identidade” das máquinas. Agora, esses dois exemplares se somam a outro Q1 em ótimo estado de conservação, que havia sido encontrado anteriormente.
O surgimento do microcomputador Q1
Os microcomputadores Q1 foram arquitetados e lançados pela Q1 Corporation, uma empresa norte-americana considerada pioneira no ramo da tecnologia.
Esses equipamentos tinham telas de plasma, corpo construído com partes metálicas e em plástico pintadas nas cores preto e marrom, e um processador Intel 8008.
(Imagem: Just Clear/reprodução)
Por ter um único chip de processamento, essa máquina foi uma grande sensação na época de seu lançamento e, até hoje, é considerada um precursor dos PCs modernos.
De acordo com Paul Neve, professor de computação na Universidade de Kingston, no Reino Unido, sem o microcomputador Q1, os dispositivos móveis e não móveis que usamos hoje em dia não existiriam.
Atualmente, os dois microcomputadores Q1 encontrados pela Just Clear estão em exposição na Universidade de Kingston, onde sua importância é contada em detalhes. Posteriormente, os aparelhos devem ser leiloados e adquiridos por colecionadores ou por algum museu.
Comentários estão fechados.