Fundação Estudar oferece bolsas de estudo no Brasil e exterior

Fundação está com inscrições abertas até o dia 5 de abril. Confira etapas do processo seletivo.

O Programa Líderes Estudar, da Fundação Estudar, está com incrições abertas até o dia 5 de abril. O programa foi desenvolvido para estudantes que desejam ajuda da organização para concluir a graduação ou pós-graduação em instituições nacionais e internacionais.

O programa foi criado em 1991 e oferece, além do incentivo financeiro, que pode financiar até 95% do estudo, acesso a uma rede de profissionais de referência em áreas como Empreendedorismo, Negócios, Tecnologia, Gestão Pública, Ciência e Medicina.

Na turma de selecionados do último ano, o estudante de Medicina, José Wellington, ganhou destaque. Wellington tem como objetivo criar um cursinho para que jovens negros que, como ele, possam ter a oportunidade de estudar em uma universidade pública.

Outra selecionada que se destacou foi Victória Dandara, em 2019. A jovem foi a primeira mulher trans a ser aprovada para o curso de Direito na USP e sonha em ser ministra da Justiça.

Quem pode participar?

Os candidatos devem ser brasileiros e ter entre 16 e 34 anos. Além disso, é necessário apresentar excelência acadêmica e em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior no Brasil ou no exterior em uma das quatro categorias de bolsa:

  • graduação completa no Brasil
  • intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma (intercâmbio)
  • graduação completa no exterior
  • pós-graduação no exterior

Como se inscrever

Para todos os interessados, as inscrições são realizadas por meio do site da Fundação (www.lideres.estudar.org.br). Os jovens que não possuem condições financeiras podem pedir a isenção da taxa pela plataforma. Já para os demais, os programas de graduação e intercâmbio possuem taxa de R$ 75 e os programas de pós-graduação têm taxa de R$ 150.

Como é o processo seletivo?

Após a inscrição, os estudantes são submetidos a testes de perfil, lógica e análise de trajetória. A próxima etapa é composta por uma avaliação de vídeo e uma entrevista de competências. Essas etapas são online, porém o formato – online ou presencial – das últimas etapas não foi definido ainda. Essas são um painel com líderes da Fundação Estudar e um painel final.

Leia também: Instituto abre 10 mil bolsas de estudo para cursos online de tecnologia

você pode gostar também

Comentários estão fechados.