‘Santo Graal’ da energia limpa: Fusão Nuclear
O Santo Graal é como os cientistas chamam a fusão nuclear que produz energia limpa. Foram anos de pesquisas até produzir a fusão que supera a energia necessária para executá-la.
Os cientistas levaram anos até descobrir a combinação que iria produzir a energia limpa, chamada de “santo graal”. Alguns cientistas americanos relataram que finalmente conseguiram uma energia maior que a empregada em um experimento de fusão nuclear. Eles nomearam a fusão nuclear de ‘Santo Graal’ da energia limpa.
Leia mais: Nova tecnologia nuclear desenvolvida pelo Brasil pode se tornar uma potência
Como foi feita a fusão nuclear?
Esse é denominado um grande marco para a ciência. Cientistas americanos relatam que esse é um resultado de grande importância. Contudo, é claro que ainda existe um caminho extenso a ser percorrido antes da distribuição e uso dessa energia nas casas.
Tudo aconteceu na Califórnia, na National Laboratory (LLNL). A fusão é o procedimento que nutre o sol, sendo responsável pelo calor e luz gerados, e outras estrelas. Trata-se da junção dos pares de átomos leves, forçando-os a ficarem juntos.
A fusão libera energia, e isso é o oposto do que acontece na fissão nuclear, onde átomos mais pesados se separam. A fissão é uma tecnologia atualmente usada em usinas nucleares. O processo produz uma elevada quantidade de rejeitos que passam pela radiação, e por isso precisam ser guardados com segurança.
Existe um longo caminho a percorrer
Kim Budil, diretora do LLNL, acha que muitas descobertas serão feitas, assim como muitos obstáculos ainda precisam ser vencidos. Acredita-se que os esforços e investimentos e a continuação da pesquisa, que provavelmente vão durar muito tempo, devem colocá-los em posição de desenvolver uma usina.
Esse pequeno experimento só conseguiu desenvolver energia suficiente para esquentar 15 a 20 chaleiras e acabou custando US$ 3,5 bilhões. Apesar de ter obtido mais energia do que o laser produzia, não significa que a energia é o suficiente para fazer os lasers funcionarem.
Estamos próximos de utilizar energia limpa?
Existe uma promessa de que a fusão nuclear esteja disponível no futuro próximo. No entanto, ainda existe um longo caminho a ser percorrido até que isso vire uma realidade. O que precisamos saber agora é que a ciência funciona e que o experimento precisa ser aprimorado antes de possuir uma escala ampliada.
Apesar de a quantidade de energia gerada ter sido considerada pequena, ela servirá para o aprimoramento e inclusão de novos passos que devem ser seguidos pelos cientistas, já que eles dedicaram muito tempo trabalhando nessa tecnologia.
Comentários estão fechados.