Futebol brasileiro: mudança de regra em pênalti começa a valer em breve
Associação internacional anuncia nova regra para pênalti em lances de toque na mão. Mudança começa em julho.
A International Football Association Board (IFAB) anunciou uma nova regra para a marcação de pênalti em lances de toque na mão em partidas de campeonatos no Brasil. A entidade é responsável pela regulamentação do esporte mundial e promove atualizações anuais.
A partir de agora, o jogador de defesa que impedir o ataque do time adversário dentro da área com a mão, desde que de forma não deliberada, não receberá cartão como punição. Porém, se ele impedir clara oportunidade de gol dentro da área e com a mão, será advertido com cartão amarelo.
Assim, as punições disciplinares para as faltas de defesa com uso de mão não deliberada, dentro da área, ficaram iguais às situações de pênalti com disputa de bola.
A IFAB também alterou as normas relacionadas à invasão da área no momento do pênalti. Durante o ataque, nenhum companheiro de equipe do atleta cobrador pode invadir a área para tentar vantagem na disputa. Caso a ação afete o goleiro e resulte em gol, a cobrança será repetida.
Em resumo, o jogador na defesa não pode invadir a área antes da cobrança para ganhar qualquer vantagem na disputa pela bola. O pênalti será repetido se isso ocorrer.
Quando a mudança entra em prática?
Segundo a associação, as novidades entrarão em vigor a partir de julho deste ano, mas poderão ser antecipadas em campeonatos e outras competições que ainda não começaram. Esse é o caso das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, que terão início ainda em abril.
Nos jogos coordenados pela CBF, as medidas passam a valer no dia próximo dia 13. Já nas competições em andamento, elas serão válidas somente a partir da próxima fase. Veja os campeonatos que fazem parte da lista:
-
3ª Fase da Copa do Brasil;
- 2ª Fase do Brasileirão Sub-20;
- Semifinal da Copa do Nordeste;
- Final da Copa Verde;
- 2ª Fase do Feminino A1;
- 2ª Fase do Brasileirão Feminino Sub-20;
- Semifinal da Copa do Brasil Sub-17.
O que continua igual
Não houve alteração na infração para abertura deliberada de braço/mão. Se um jogador, durante uma defesa e dentro da área, deliberadamente impedir uma clara oportunidade de gol com a mão/braço sancionável (abrindo o braço de forma antinatural, por exemplo), levará cartão vermelho.
Já o jogador que, em uma situação de defesa, deliberadamente impedir um ataque promissor dentro da área com a mão/braço sancionável, receberá um cartão amarelo.
Basicamente, as mudanças aplicam-se às defesas com a mão/braço feitas de maneira não deliberada (não intencional). Na hipótese de infração deliberada (intencional), as regras continuam as mesmas.
Comentários estão fechados.