Futuro chegou: Uber une-se à Waymo para lançar serviço autônomo de robotáxis
Segundo um comunicado conjunto emitido pelas empresas, os carros autônomos de entrega atuarão em Phoenix, no Arizona.
O Uber anunciou, na última terça-feira (23), que fechou parceria com a empresa Waymo para ter os chamados robotáxis agregados à sua plataforma.
No anúncio, a empresa deixou claro que, pelo menos por enquanto, a novidade só poderá ser desfrutada por clientes da cidade de Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos.
Os robotáxis são basicamente carros autônomos controlados por sistemas programados remotamente e, em alguns casos, endossados por Inteligência Artificial.
Esses veículos podem tanto fazer o transporte de passageiros quanto realizar entregas de mercadorias e comida, tudo de forma automatizada.
Em parte do seu comunicado, o Uber explicou como os seus usuários poderão utilizar os serviços dos robotáxis.
“Os usuários do Uber poderão experimentar a segurança e o prazer do Waymo Driver nos aplicativos Uber e Uber Eats. Os passageiros também poderão chamar um veículo Waymo diretamente pelo aplicativo Waymo One”, informou a empresa.
A Waymo, que pertence à Alphabet, empresa que também é dona do Google, iniciou os testes com os seus robotáxis ainda em 2021, na cidade de São Francisco, Califórnia.
Uber e Waymo não deixaram claro, pelo menos nesse comunicado inicial, se pretendem levar a novidade para outras cidades dos Estados Unidos ou se esse é só um teste.
Entretanto, especialistas em mobilidade urbana e serviços de entregas e frete afirmam que essa medida pode revolucionar o setor, ganhando aderência do público e sendo replicada em outras partes do mundo.
Comentários estão fechados.