Futuro da programação: Google trabalha em IA que escreve códigos computacionais
Além de escrever, ferramenta de Inteligência Artificial também é capaz de corrigir a atualizar os próprios códigos.
Não há dúvidas de que a Inteligência Artificial (IA) será uma das responsáveis por uma nova geração de tecnologia. Ela já faz textos, edita vídeos e cria fotos – como na nova trend do aplicativo Lensa – de forma automatizada. Agora, uma nova IA da Google poderá ser capaz de escrever, corrigir e atualizar seus próprios códigos computacionais.
Leia mais: Bola de Cristal: Inteligência Artificial pode fazer previsão do futuro
O projeto, por enquanto, é secreto. As informações são do site Insider. O nome provisório desta IA é Pitchfork – nome dado ao garfo que dá o tom musical das orquestras e corais.
Como funciona esta nova IA da Google?
O Pitchfork tem aprendizado de máquina e é parte de uma estratégia da Google para entrar no universo das IA generativas. Isto é, das ferramentas que podem criar imagens, vídeos e textos a partir de algoritmos.
Ainda de acordo com o Insider, o sistema vai ser capaz de se ensinar os próprios códigos. Não apenas isso, ele também vai aprender a reescrevê-lo sozinho.
A empresa está testando, ainda, fazer com que esta inteligência artificial aprenda estilos de programação. Desta forma, será capaz de escrever novas funções.
Troca de papéis
A ideia inicial, ainda conforme a reportagem, era que a ferramenta fosse usada para atualizar a base de código Phyton do Google para versões mais recentes. O plano original era chegar a uma solução para trocar as versões dos códigos sem contratar programadores ou engenheiros de software.
Então, a IA do Google começou a tomar novos rumos. Agora, o objetivo da empresa é que o sistema possa reduzir a necessidade de mão de obra humana. E o maior desafio é que os códigos sejam rescritos sem perder a qualidade.
Humanos ainda são importantes
Reduzir a necessidade de mão de obra humana não significa que ela será totalmente descartada. Olivia Hatalsky, uma antiga funcionária da Google, afirmou ao Insider que o Google tem planos de usar a IA para trabalhar em conjunto e ajudar os desenvolvedores.
Comentários estão fechados.