Galáxia ‘gêmea’ da Via Láctea em versão mais jovem é encontrada

Galáxia semelhante à Via Láctea foi descoberta e já chama atenção.

O Telescópio Espacial James Webb, em uma de suas observações, encontrou uma galáxia muito semelhante à Via-Láctea. Ainda em processo de formação e batizado de “Sparkler”, astrônomos apontam que ela pode ser uma valiosa chave para descobrir dados sobre a evolução do Universo.

A galáxia Sparkler

A pesquisa sobre a galáxia Sparkler foi conduzida pelo professor da Universidade Swinburne, na Austrália, Duncan Forbes e Aaron Romanowsky, professor da Universidade Estadual de San Jose, nos Estados Unidos. As observações só foram possíveis graças ao Telescópio Espacial James Webb, que captou a primeira imagem colorida divulgada em 2022.

Aglomerados Globulares

Os aglomerados globulares são sistemas estelares mais antigos do Universo, compostos por grupos de milhões de estrelas unidas gravitacionalmente. A galáxia Sparkler estaria se alimentando destes conjuntos de astros para poder crescer, assim como a Via-Láctea fez no passado.

Em formação

A galáxia Sparkler, encontrada na constelação de Volans, possui 9 bilhões de anos, o que significa que ela se formou a 4 bilhões de anos depois do Big Bang. A galáxia Sparkler possuía somente 3% da massa da Via Láctea, porém este tamanho pode aumentar de acordo com a medida que ela for se “alimentando”.

Semelhanças com a Via-Láctea

Os cientistas observaram semelhanças entre a Sparkler e a nossa galáxia, após analisarem os aglomerados globulares que cercam a galáxia Sparkler. Descobriram que os conjuntos de estrelas são parecidos com as versões mais jovens de cerca de 200 aglomerados globulares vistos ao redor da Via-Láctea.

Conclusão

A descoberta da galáxia Sparkler é uma oportunidade única para estudar a formação de aglomerados globulares e uma Via-Láctea infantil em uma época em que o universo tinha apenas um terço de sua idade atual. Com a ajuda do Telescópio Espacial James Webb, espera-se obter mais informações sobre a evolução do Universo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.