GamethONS: desafio tecnológico incentiva e premia alunos de escolas públicas do Brasil

Primeira edição do desafio tecnológico GamethONS incentivou alunos do ensino médio a criarem jogos digitais sobre sustentabilidade e setor elétrico no Brasil.

Mais de 122 equipes de alunos do ensino médio de todo país se inscreveram para participar da primeira edição do GamethONS, um desafio de tecnologia para as escolas públicas do Brasil.

Organizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e com o apoio da Sincroniza Educação, a iniciativa sugere que os alunos elaborem um jogo inédito sobre práticas sustentáveis e energia.

Ao todo, a competição inédita conseguiu representantes de 14 estados brasileiros e mais de 40 cidades.

Para Marcelo Prais, um dos diretores do ONS, a representatividade do desafio foi bem expressiva. As inscrições começaram em março e o desafio alcançou muitos alunos e professores interessados na proposta.

Na etapa final, todas as equipes produziram jogos digitais acessíveis e educativos. As três melhores foram premiadas com kits do ONS, notebooks e certificado da competição. Os alunos ainda terão um ano de assinatura na plataforma Head Energia.

O que é o Desafio GamethONS?

O GamethONS é um projeto criado em 2023 e que deseja oferecer aos estudantes a capacitação para desenvolver propostas inovadoras para o setor elétrico.

Assim, o principal objetivo é engajar os alunos de ensino médio das escolas públicas na criação de jogos digitais “ligados à energia, sustentabilidade e o sistema elétrico brasileiro”.

Por meio de uma competição, os organizadores querem disseminar o conhecimento de tecnologia e ambientes digitais.

Equipes vencedoras do 1º Desafio GamethONS 2023:

  1. Sustenpata: uma aventura eletrizante – Campo Grande (MS);

  2. Electrical Conductor – Nova Friburgo (RJ);

  3. Blown Fuse – Belo Horizonte (MG).

(Imagem: Freepik/Reprodução)

Votação popular no GamethONS 2023

Além de concorrerem aos prêmios, as equipes também tiveram a oportunidade de conhecer a opinião do público.

Através do voto popular durante o período de 1º a 8 de agosto, uma audiência decidiu qual era o jogo “queridinho do público”.

O grande vencedor foi o game “A Jornada de Tucson”, desenvolvido pela equipe da cidade de Bombinhas, Santa Catarina.

As informações sobre a segunda edição do desafio GamethONS ainda não foram definidas pelos organizadores. No entanto, eles prometem continuar com iniciativas voltadas à pauta de sustentabilidade em 2024.

Se você se interessou pelos jogos do GamethONS, basta acessar o site oficial da competição para se divertir com todos os games das equipes participantes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.