Garrafa de Coca-Cola comemorativa, descartada há 25 anos, é descoberta em praia; veja detalhes
A embalagem foi encontrada por pescadores em meio a uma atividade de limpeza da água. Saiba mais sobre o item raro!
Uma garrafa de Coca-Cola incomum foi descoberta na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. O item é uma versão comemorativa da Copa do Mundo de 1998. Ela foi encontrada por pescadores em uma das praias da Ilha do Pontal durante o processo de limpeza do lugar.
Apesar de estar em condições de desgaste severas, ainda foi possível identificar a garrafa. Nela, há sinais de danos das últimas duas décadas, contudo, apresentando retratações caricatas dos jogadores do Brasil.
Veja mais detalhes sobre a garrafa de Coca-Cola
(Imagem: TV Globo/Reprodução)
Como dito anteriormente, o objeto foi descoberto por uma colônia de pescadores que realizam trabalhos de limpeza em diversos locais do Rio de Janeiro. Segundo a Federação de Pescadores do Rio do estado, mais de 150 toneladas de lixo já foram recolhidas de praias e rios.
O movimento faz parte do programa Águas da Guanabara, que visa trazer informações detalhadas sobre os resíduos encontrados nestes locais. Além disso, pretende medir os impactos sobre a fauna e a flora da Baía de São Gonçalo.
Feita de plástico, a garrafa descoberta leva cerca de 450 anos para se decompor no meio ambiente. Por outro lado, sua tampinha dura “apenas” 150 anos na natureza.
Reciclagem de resíduos no Rio de Janeiro
Apesar de a garrafa de Coca-Cola ser um item especial e de comemoração, ela entra na conta dos resíduos sólidos não tratados do estado. O Rio de Janeiro joga fora mais de R$ 2 milhões em lixo que poderia ser reciclado.
A estimativa apresentada acima faz parte do Mapeamento de Recicláveis Pós-Consumo no Estado do Rio de Janeiro 2023.
Tal documento foi elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e está atualmente em sua segunda edição com recorte estadual.
Comentários estão fechados.