Principais sinais de que você estar sofrendo manipulação em seu relacionamento
Situações como constantes acusações de exagero, mentiras e falas com informações falsas são alguns sinais de manipulação.
Você já ouviu falar de Gaslight? Esse termo que vem do inglês significa uma situação de manipulação, onde alguém pratica violências de maneira sutil. Nesses casos, pode ser até mesmo que o agressor se passe por vítima, mas é tudo um jogo de narrativas. Para entender mais, confira aqui os principais sinais de manipulação em um relacionamento.
Leia Mais: Confira 3 atitudes que impedem a evolução do seu relacionamento
Principais características do Gaslight
O Gaslight pode acontecer em todo tipo de relacionamento, ou seja, tanto em relações de amizade ou de namoro. Entretanto, de fato existe maior presença desse tipo de manipulação em relações conjugais ou de companheirismo em geral. Afinal, muitas das estratégias do Gaslight aparecem em casos de suspeitas de infidelidade.
Agressor que culpa a vítima
Em muitos casos de traição em relacionamentos amorosos monogâmicos, quem trai irá procurar justificar sua traição na atitude do outro. Entretanto, é sempre importante lembrar que toda traição é fruto de uma decisão individual, de modo que não se pode transmitir a culpa para mais ninguém, embora o perdão também seja possível.
Agressor tenta se passar por vítima
Da mesma forma como existe uma tentativa de transferência da culpa para a vítima, o agressor que pratica Gaslight também tenta se apresentar como o acusado. Assim, é comum que ele ou ela finja um sofrimento e apresente uma série de dores particulares que, mais uma vez, não justificam atos de traição ou semelhantes.
Nesse caso, é comum que a verdadeira vítima até mesmo consiga desenvolver certo sentimento de culpa ou remorso por algo que não foi feito por ela. Essa seria então uma das principais características do Gaslight e que infelizmente são muito comuns em relacionamentos conjugais.
Agressor aponta “exagero”
Nada mais comum para um agressor que pratica Gaslight do que acusar a vítima de estar exagerando. Trata-se, portanto, de uma clara tentativa de tentar minimizar o seu feito e colocar a sua decisão como algo comum, quando não é. Aqui, será necessário se manter muito convicto às suas conclusões para não ser realmente enganado.
Comentários estão fechados.