Gates esclarece se o ChatGPT representa uma ameaça aos professores

Desde que a Inteligência Artificial super avançada da OpenAI foi lançada, esse e outros questionamentos entraram em pauta no debate público.

Em uma entrevista que concedeu durante o ASU+GSV Summit em San Diego, Bill Gates, bilionário do ramo de tecnologia que fundou a Microsoft, abordou o progresso das tecnologias como o ChatGPT e sua utilidade para o campo educacional.

Gates declarou que a Inteligência Artificial pode colaborar no aprimoramento da compreensão de leitura e matemática, apoiando e otimizando o trabalho dos professores, em vez de substituí-los, como alardeiam algumas pessoas.

Esse e outros temas relacionados à “invasão” das inteligências artificiais nas profissões têm sido recorrentes, tendo em vista que essas ferramentas têm se mostrado capazes de fazer o trabalho humano em várias áreas.

De acordo com Bill Gates, nos próximos meses as IAs começarão a ser utilizadas como assistentes dos professores. “se você pegar os próximos 18 meses, por exemplo, as IAs vão chegar como assistentes de professores e dar feedbacks sobre a escrita. E então elas vão ampliar o que somos capazes de fazer em matemática”, declarou.

O futuro do ensino, segundo Bill Gates

Ainda durante a sua entrevista, Bill Gates disse acreditar que as inteligências artificiais podem ser, além de ótimos assistentes de professores, tutores versáteis e capazes de auxiliar alunos em sala de aula.

“Eu diria que é um marco muito valioso — engajar-se em um diálogo em que você ajuda os alunos a entender onde eles estão errando — e não estamos tão longe disso”, opinou. “A IA terá essa capacidade, de ser um tutor tão bom quanto qualquer ser humano jamais poderia ser”, afirmou Gates.

O dono da Microsoft também citou as facilidades que as IAs podem trazer no que diz respeito à oferta de educação para todos. “Isso deve ser um nivelador [o uso de Inteligência Artificial na educação]. Porque ter acesso a um tutor é muito caro para a maioria dos alunos – especialmente ter esse tutor se adaptando e lembrando de tudo o que você fez e analisando todo o seu trabalho”, disse.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.