Gato soltando muito pelo: quais as causas? É normal? Confira!
Seu gato está soltando muito pelo? Descubra se isso é normal, quais as causas e o que fazer.
Quem é “pai” ou “mãe” de bichano sabe que é comum encontrar bolas de pelos pela casa. Esses animais soltam pelos com frequência mesmo, no entanto, quando a quantidade é excessiva pode ser sinal de alerta para alguns problemas. Saiba agora quais podem ser as causas do gato soltando muito pelo.
Quando a queda de pelos é normal
É considerada comum a troca de pelos duas vezes no ano, geralmente na primavera e no outono, quando estão se preparando para a estação mais quente e mais fria, respectivamente. Contudo, após esse período a queda deve diminuir.
Quando são filhotes, por volta dos quatro meses de idade, também é comum a troca dos pelos. Nesse período pode ser observada uma maior quantidade de pelos espalhados, mas é normal.
O ciclo folicular dos bichanos varia de acordo com a raça, por isso algumas delas costumam soltar mais pelos com maior frequência, devido ao ciclo menos extenso.
Atenção para falhas na pelagem (alopecia)
Mesmo nas situações em que a queda de boa quantidade de pelos é normal deve-se ter atenção para regiões com alopecia, pois isso é um problema. Sinais como falhas no pelo, vermelhidão, feridas ou coisas do tipo, são indicativos de doenças e um médico veterinário deve ser procurado imediatamente.
Causas da queda excessiva de pelos nos gatos
Diferentes causas podem levar o gatinho a desenvolver alopecia, entre elas: reação alérgica a alimentação, tecidos ou produtos de higiene; dermatite bacteriana ou fúngica; doenças de pele como a sarna; má nutrição, com deficiência de micronutrientes; ferimentos decorrentes de brigas; estresse; verminoses; queimaduras causadas por exposição solar excessiva.
O que fazer para evitar a queda de pelos em grandes quantidades
Se a queda for por causa daqueles motivos normais que citamos anteriormente, então não há muito o que ser feito, pois é um processo natural. Todavia, alguns cuidados podem e devem ser tomados para evitar alopecia.
- Escove o gato quando ele estiver soltando bastante pelo no intuito de evitar que o bichano engula;
- Mantenha os vermífugos e as vacinas do animal em dia;
- Ofereça uma boa nutrição, mas, se necessário, procure um veterinário para indicar a ração mais adequada ao seu pet;
- Deixe produtos químicos bem distantes do gato, a fim de evitar reações alérgicas;
- Cuide do ambiente onde o gato vive para que esteja sempre limpo e saudável.
Dessa forma, agora você já sabe quando a queda é normal, quando não é, as causas e como prevenir que seu bichano solte quantidades anormais de pelos por aí!
Comentários estão fechados.