Gatos de qual raça vivem mais? Pesquisa revela o ranking
A expectativa de vida dos felinos pode variar (e muito!).
Os gatos se tornaram animais de estimação extremamente amados e queridos ao redor do mundo, ganhando espaço em milhões de lares. E o amor aos “gatíneos” não é de hoje.
A domesticação desses felinos iniciou-se há cerca de 9.500 anos no Oriente Médio, onde os gatos selvagens foram atraídos para as comunidades humanas devido à abundância de roedores e restos de comida descartados pelos humanos.
Com o tempo, os gatos se aproximaram das pessoas e foram aceitos por suas habilidades de controle de pragas e, eventualmente, por sua companhia.
Hoje, eles são valorizados não só por seu comportamento independente e gracioso, mas por seu papel como companheiros leais e afetuosos.
Por todos esses motivos, a expectativa de vida dos seus amigos felinos é uma preocupação constante para muitos tutores e, pensando nisso, um estudo publicado pelo Journal of Feline Medicine and Surgery investigou a fundo a expectativa de vida de várias raças de gatos.
Este artigo vai explorar justamente as descobertas desse estudo, oferecendo uma visão detalhada das raças de gatos mais longevas. Acompanhe!
Qual é a expectativa de vida de um gato?
Poucas pessoas resistem à fofura de um gatinho! Imagem: reprodução
A pesquisa realizada entre 2019 e 2021 coletou dados de várias clínicas veterinárias no Reino Unido para determinar a expectativa de vida média de diversas raças de gatos.
Os resultados revelaram que as raças Sagrado da Birmânia e Birmanês, ambas originárias de Mianmar, lideram a lista de longevidade felina com uma expectativa de vida de aproximadamente 14,4 anos.
O ranking de longevidade das raças, de acordo com o estudo, ficou da seguinte forma:
-
Sagrado da Birmânia e Birmanês: 14,4 anos;
-
Siamês: 11,7 anos;
-
Persa: 10,9 anos;
-
Ragdoll: 10,3 anos;
-
Norueguês da Floresta: 9,9 anos;
-
Maine Coon: 9,7 anos;
-
Azul Russo: 9,6 anos;
-
British Shorthair e Longhair: 9,6 anos;
-
Gato-de-bengala: 8,5 anos.
Vale destacar que o estudo focou especificamente nessas raças, razão pela qual o ranking não inclui outras raças que poderiam ter diferentes expectativas de vida.
Além disso, o estudo apontou que gatos sem raça definida, popularmente conhecidos como vira-latas, têm uma expectativa de vida média de 11,9 anos.
A raça menos longeva, também segundo a pesquisa, é o Sphynx, com uma expectativa de vida média de apenas 6,7 anos.
Outro dado interessante é que as gatinhas tendem a viver mais do que os machos, com uma média de 12,5 anos para as fêmeas contra 11,2 anos para os machos.
Apesar dessas médias, é importante lembrar que não é incomum encontrar felinos domésticos de todas as raças que atingem 17, 18 ou até 20 anos de vida.
Esses números são influenciados por diversos fatores, como cuidados veterinários adequados, alimentação balanceada, ambiente seguro e a genética do animal.
Portanto, com os cuidados certos, muitos gatos podem desfrutar de uma vida longa e saudável ao lado de seus tutores.
Comentários estão fechados.