Gatos gostam mais de quem não liga pra eles?
Uma pesquisa realizada por estudiosos do comportamento felino e publicada na revista Scientific Reports responde a essa questão.
Gatos eventualmente passam a impressão de que não ligam muito para seus donos, tutores que fazem de tudo pra dar muito amor e carinho para o animalzinho. Entretanto, às vezes, eles podem demonstrar mais afeto por alguém que não necessariamente seja um amante de felinos.
O estudo, realizado por estudiosos do comportamento felino da University of Nottingham e da Nottingham Trent University, que trabalharam em colaboração com a Battersea Dogs and Cats Home e publicaram na revista Scientific Reports, aduz que os bichanos tendem a gostar mais de quem não gosta tanto assim deles.
A pesquisa teve 120 voluntários, que tiveram que responder a algumas questões sobre sua experiência e sobre como tratavam os gatos. Também foram avaliadas as interações dos voluntários com animais que eles não conheciam, verificando as reações e a linguagem corporal dos gatos.
Diante das análises, os pesquisadores perceberam que até os que são tutores há mais tempo, o que implicaria saber lidar melhor com o animal, sofreram um pouco no tratamento, já que eles acabam por dar atenção demais aos gatos, que, por sua vez, são animais mais autônomos.
Os gatos acabam preferindo pessoas que não ligam muito para eles, porque, assim, conseguem a independência e o espaço, que consideram muito importante para sua existência. Ainda, os que amam mais os animais costumam fazer carinho em locais dos quais os bichinhos não gostam, como na barriga ou na base da cauda.
Por fim, restou também verificado que os gatos preferem que eles cheguem até o humano quando querem alguma atenção, não o contrário. Preferem também pessoas que lhes deem atenção de maneira passiva, com menos toque. Os locais em que mais gostaram de receber as carícias foram abaixo do queixo ou na base de suas orelhas.
Assim, se seu gatinho está meio de cara virada para você, talvez oferecer um pouco menos de carícias possa resolver a situação.
Comentários estão fechados.