Saiba mais sobre os Sphynx: a raça de gato ‘pelado’ que ficou famosa

Você sabia que a raça Sphynx é resultado de mutações genéticas feitas por cientistas em laboratórios?

Você já deve ter visto em algum lugar na internet ou televisão um gato muito diferente daqueles que costumamos ver no dia a dia: um gato pelado. No caso, trata-se da raça de gato Sphynx, que é resultado de alterações genéticas feitas por cientistas em laboratório a partir da década de 1960. Entenda mais sobre esse bichano!

Leia mais: A ciência explica fatos relevantes sobre os gatos laranjas serem especiais

Gato de laboratório

A primeira vez que a raça de gato Sphynx foi detectada foi em 1966, no Canadá, quando, por motivos de mutação genética, um único animal nasceu sem pelos. Ao repetir as condições, os cientistas conseguiram fazer com que, na ninhada seguinte, outro gato nascesse com a mesma condição.

Então, surgiram a partir daí os Sphynxs, que na década seguinte, em 1970, se tornaram bastante populares, aparecendo em programas de televisão, séries e filmes. Inclusive, a raça chegou a se tornar um verdadeiro item de luxo, e alguns abastados conseguiam adquirir um desses bichanos por alguns milhares de dólares.

Foto: canva

Nas décadas seguintes, o gato pelado se tornou oficialmente reconhecido, e em 1979, a Associação Internacional de Gatos já registrava a nova raça. Entretanto, embora sejam mais populares, os Sphynxs não são a única raça de gatos pelados, pois há algumas outras ao redor do mundo, porém em menor quantidade.

Características de um gato Sphynx

A grande diferença entre um gato Sphynx e aquele que você tem em casa e vê na vizinhança é apenas a ausência de pelos. Isso porque, em todos os demais aspectos e características, esse tipo de gato se relaciona com os demais da espécie. Atente-se apenas aos cuidados com o contato com o sol, visto que sua pele é mais exposta.

No mais, eles são bastante brincalhões, carinhosos e costumam se apegar com facilidade aos seus tutores. Desse modo, não se engane com o aspecto mais sério desse bichano, pois ele pode ser um ótimo companheiro para você e a sua família, em especial quando convivem com crianças ou idosos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.