Gatos realmente são bons caçadores de ratos? Resposta vai te surpreender

Animas são domesticados e, portanto, preferem comer uma ração de qualidade do que ir atrás de roedores, o que raramente dá certo.

Os gatos são animais conhecidos pelo instinto de caçar ratos e, inclusive, isso virou tema de diversos desenhos animados, como o épico Tom & Jerry.

No entanto, essa ‘fama’ dos felinos é, na maioria dos casos, fora da realidade. Isso porque, na prática, eles são péssimos caçadores de ratos.

A ideia de que gatos caçam ratos ganhou força na Idade Média, quando um suposto extermínio dos felinos pela Igreja Católica foi apontado como determinante para o aumento da população de ratos e o surgimento da Peste Negra, que dizimou um terço da população europeia.

Outro ponto é que a convivência dos gatos com os seres humanos não se dá por conta do controle dos roedores. A origem dos felinos domesticados vem de 10 mil anos atrás, no Oriente Médio, onde não havia tantos ratos.

Gatos são ineficientes para caçar ratos

Gatos são bons caçadores de ratos: a resposta certamente vai ter surpreender

Gatos nem sempre caçam ratos – Imagem: Pixabay

Um dos motivos que tornam os gatos péssimos caçadores de rato é o aspecto físico. Normalmente, os roedores são relativamente grandes e agressivos, o que torna a caçada mais difícil e perigosa.

Em outras épocas da humanidade, algumas raças de cachorro receberam treinamento para caçarem roedores e assumiram esse papel na vida real. Mas, quem ganhou a ‘fama’ de bom caçador foi o gato, mesmo sem ser verdadeira.

Atualmente, milhões de ratos se espalham pelo mundo, em praticamente todos os países. Segundo os biólogos e pesquisadores, o único lugar do planeta em que os roedores não existem é na Antártida.

Consequentemente, gatos e ratos coexistem na maioria dos lugares e a possibilidade do encontro é grande. Assim, as chances de um felino matar um rato aumentam mais pela frequência de encontros do que pelo instinto.

Dieta dos gatos

Segundo pesquisas, 47% dos felinos preferem caçar e comer aves. Em seguida, aparece o gosto pelos répteis, que representam 22% das presas dos gatos. Depois, 21% da alimentação é de mamíferos, que incluem outros animais, além dos ratos.

Em muitos casos, quando se tem um gato em casa, os ratos demoram mais a aparecer. Porém, não porque os felinos representem, na prática, um perigo, e, sim, porque os roedores apenas tentam evitar o contato com os possíveis predadores.

Os gatos são animais domesticados, que preferem comer as rações que oferecemos a eles. Afinal de contas, é muito mais fácil do que correr atrás de ratos escondidos em casa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.