Gengibre: Quais os benefícios para a saúde e como cultivar em casa?
Entre os benefícios do gengibre estão as suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
São diversos os pratos feitos com a ajuda da raiz de gengibre que podem compor tanto pratos salgados quanto doces. Mas para além do sabor, esse ingrediente também possui propriedades impressionantes para a saúde. Por isso, hoje iremos te ensinar como cultivar gengibre para sempre tê-lo em casa e aproveitar seus benefícios. Acompanhe a leitura.
Leia Mais: Plante tomates em casa: dicas de plantio e cultivo
Benefícios do Gengibre
Quem nunca ficou doente, com uma gripe que seja, e recebeu a recomendação de alguma receita que usa gengibre? Isso não é por acaso, afinal, esse ingrediente é muito importante para o tratamento de algumas doenças e condições. Isso porque o gengibre é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, de modo que contribui para:
- Alívio de náuseas e vômitos;
- Redução de incômodos causados por gases intestinais;
- Combate a azia;
- Previne câncer de cólon;
- Ajuda no combate de gripes e outras doenças virais.
Como cultivar gengibre
Ao contrário do que muitos podem imaginar, o plantio do gengibre não é nada complicado, apenas exige os cuidados certos no processo. Mas com esse passo a passo você conseguirá realizar uma ótima experiência ao plantar gengibre em casa, confira:
- Separe um pedaço de gengibre que esteja saudável e apresente características como: Cores claras e pequenas protuberâncias nas extremidades;
- Separe um vaso de tamanho razoável e com furos no fundo. Então, acrescente uma camada de pedras ou argila e complete com substrato que já esteja com o adubo correto;
- Regue o suficiente para que a terra fique úmida, mas não encharque o substrato;
- Depois, deposite o vaso em um ambiente quente e com exposição ao sol, mas deixe-o em meia-sombra nos momentos mais quentes do dia.
- Assim, em oito a dez meses a raiz estará bem mais desenvolvida.
Por fim, atente-se para o momento certo da colheita, que costuma acontecer justamente após os dez meses do plantio. No caso, o sinal mais explícito será a presença de folhas amareladas. Esse indicativo irá permitir que você se prepare para fazer o corte das extremidades do gengibre. Então, os pedaços poderão ser usados para fazer chás ou até mesmo preparo de xaropes caseiros que ajudarão no combate a doenças.
Comentários estão fechados.