Geração Z é inovadora ou avessa ao trabalho tradicional?

A Geração Z está cada dia mais presente no mercado de trabalho. Ela lida com aqueles que carregam a experiência de anos e é vista como "preguiçosa". Será mesmo?

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre o final dos anos 1990 e meados dos anos 2000, começou a integrar o mercado de trabalho, provocando amplas discussões sobre sua adaptabilidade aos ambientes corporativos tradicionais. Essa geração enfrenta críticas relacionadas à sua suposta impaciência e à tendência de buscar gratificação imediata, aspectos que, segundo alguns, dificultam sua inserção em determinados modelos empresariais.

Leia mais: Relatório aponta profissionais da geração Z são ‘incômodo’ para 68% dos colegas mais velhos

Este conflito geracional se torna particularmente evidente em certos contextos, evidenciando uma discrepância de perspectivas entre as gerações mais velhas e a Geração Z. Para os mais experientes, os ‘Gen Z’, profundamente influenciada pelo ambiente digital, é caracterizada pelo desejo do “aqui e agora” e por uma ânsia significativa de sucesso rápido, frequentemente sem o percurso tradicional que outras gerações consideram fundamental.

Profissionais 'superqualificados' estão fora do mercado de trabalho?
Foto: Shutterstock

Geração Z e os desafios no mercado de trabalho

A verdade é que o encontro entre as gerações no mercado de trabalho gera desafios, mas também oportunidades. Hoje, nas empresas, a geração X, millennials e Z precisam aprender a lidar com essa pluralidade de forma estratégica.

A Geração Z traz consigo ênfase no bem-estar, assim como uma preocupação maior com questões de sustentabilidade, sendo que alguns conseguem seguir a mesma linha de vida com propósito dos millennials.

É também uma geração que busca redefinir a relação com o trabalho. Eles querem encontrar uma maneira de fazer valer todos os seus valores e sonhos. O que é visto com bons olhos por muitas empresas, que entendem que o crescimento só faz sentido com propósito, e não apenas lucro.

Muitas pesquisas sobre a Geração Z conseguiram mostrar que a maioria daqueles que estão no mercado de trabalho buscam deixar uma marca no mundo, ao fazer algo de positivo. Mais do que desafios, tais características da Geração Z podem ser vistas como grandes possibilidades.

É preciso reconhecer que cada indivíduo possui características únicas, independentemente da geração, criando espaço para a inovação, assim como a manutenção do valor que só a experiência carrega. As organizações que conseguem entender tais diferenças e aproveitar o que cada geração tem a oferecer tendem a se destacarem no mercado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.