Geração Z e Millennials estão perdendo amizades devido a seus padrões de consumo
A constatação foi feita no âmbito de um estudo, que também apontou os riscos que os mais jovens correm em ter amigos que os induzem a "gastar demais".
Gerações mais jovens, como a Geração Z e os Millennials, estão enfrentando o dilema de perder amizades devido aos seus hábitos de consumo, revela uma pesquisa recente realizada com consumidores do serviço digital de finanças e crédito pessoal, Credit Karma.
O estudo, conduzido pela Qualtrics em nome da Intuit Credit Karma, entrevistou mais de 1.000 pessoas com mais de 18 anos e constatou que mais de um terço da Geração Z e dos Millennials têm amigos que os influenciam a gastar além de suas possibilidades financeiras.
Renda correspondente
Como forma de proteger suas finanças e evitar o acúmulo de dívidas, a Geração Z e os Millennials estão tomando a decisão de encerrar amizades.
Essas gerações mais jovens estão valorizando a amizade com pessoas que têm uma renda semelhante e pagam impostos equivalentes. Cerca de 35% da Geração Z e 29% dos Millennials afirmaram que é importante que seus amigos ganhem tanto quanto eles.
Entre os Millennials pesquisados que têm amigos gastadores, 88% admitiram contrair dívidas ao passar tempo com eles, e 15% relataram acumular US$ 500 ou mais em dívidas como resultado desses encontros.
Por sua vez, 80% dos entrevistados da Geração Z afirmaram ter amigos que pressionam suas finanças, sendo que apenas 2% dessa geração acumularam a mesma quantidade de dívidas que os millennials.
Quanto às principais causas de gastos excessivos, 43% dos millennials apontaram “jantar fora” como um dos principais vilões, enquanto 37% mencionaram “bebidas e noitadas”.
Eventos especiais, como viagens e férias, foram citados por 22% dos entrevistados, e 21% disseram que as celebrações de aniversário estão esgotando suas finanças.
(Fonte: Alamy)
Já entre a Geração Z, 37% culpam o “jantar fora” como a principal causa de gastos excessivos, enquanto 36% afirmam que estão gastando demais com roupas para amigos.
Curiosamente, 20% da Geração Z atribuem à categoria de autocuidado, como massagens e manicures, como responsáveis por seus gastos generosos.
As principais razões para esses gastos excessivos entre consumidores da Geração Z e dos Millennials incluem o medo de se sentirem excluídos, o desejo de acompanhar o estilo de vida de um amigo e o objetivo de agradar a um amigo. Além disso, 28% dos Millennials admitem ter dificuldade em dizer “não” a um amigo.
Courtney Alev, defensora financeira do consumidor no Credit Karma, ressalta que mais de um quarto dos millennials mantêm suas rendas e dívidas em segredo dos amigos, para evitar julgamentos.
Alev aconselha os jovens consumidores a serem honestos e definirem expectativas sobre suas limitações financeiras ao sair para jantar ou se divertir, a fim de reduzir as chances de gastos excessivos.
“A ideia de gastar dinheiro para manter contato com os amigos não é algo novo, mas se torna um problema quando as pessoas começam a perder amizades devido a divergências nos hábitos de consumo”, afirma Alev.
“Conversar abertamente sobre finanças com os amigos pode ajudar a aliviar parte do estresse relacionado ao dinheiro, especialmente se você e seus amigos tiverem situações financeiras diferentes”, conclui.
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