Geração Z nos EUA adota telefones ‘tijolão’ para diminuir o tempo gasto em telas

Os aparelhos adquiridos têm apenas a função de efetuar chamadas e enviar mensagens de texto.

Embora os telefones “tijolão” possam estar caindo em desuso globalmente, nos Estados Unidos, a situação é diferente. Fabricantes como a HMD Global, que produz os telefones Nokia, ainda vendem milhões de aparelhos que lembram os celulares do início dos anos 2000. Esses dispositivos incluem os chamados “feature phones”, telefones flip ou slide.

 

No mercado norte-americano, a empresa HMD Global registrou um aumento nas vendas de telefones flip em 2022, vendendo dezenas de milhares de unidades mensalmente.

Entretanto, as vendas globais desses aparelhos sofreram queda, segundo a empresa. A Counterpoint Research, empresa global de pesquisa de mercado de tecnologia, afirma que, em 2022, aproximadamente 80% das vendas de feature phones vieram do Oriente Médio, África e Índia.

No entanto, alguns acreditam que esse cenário pode mudar, à medida que jovens nos Estados Unidos voltam a usar celulares simplificados ou minimalistas. “Na América do Norte, o mercado de telefones simplificados está praticamente estagnado”, observou um especialista da área. “Porém, posso imaginar um crescimento de até 5% nos próximos cinco anos, com base nas preocupações de saúde pública que circulam.”

Empresas telefônicas como Punkt e Light estão atendendo a essa demanda, vendendo dispositivos para pessoas que desejam passar menos tempo em seus telefones e redes sociais. Até influenciadores digitais tem se mobilizado para promover essa tendencia.

“Com o telefone Light, não estamos tentando criar um celular simplificado, mas sim um dispositivo mais intencional, premium e minimalista, que não seja anti-tecnologia”, explicou Joe Hollier, cofundador da Light. “Trata-se de escolher conscientemente como e quando usar quais aspectos da tecnologia contribuem para a minha qualidade de vida.

O Light Phone possui a capacidade de realizar e receber ligações, guardar até nove contatos telefônicos e exibir a hora atual, sem oferecer quaisquer outras funcionalidades. Foto: Reprodução.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.