Geração Z se afasta das redes sociais e evita postagens excessivas
Jovens nascidos a partir de 1996 apontam uma postura diferente de seus pais, quando o assunto é uso da internet.
A geração Z se refere aos jovens nascidos entre os anos de 1996 e 2010. Entre as diversas características que possuem, está o fato de não gostarem de postar conteúdos nas redes sociais.
Além disso, essa geração, da ‘postagem zero’, prefere mensagens privadas, o chamado ‘Direct’ e os stories que ficam no ar por um tempo mais curto. Assim, a interação se torna específica com os seus seguidores seletos.
Mas, por que essa turma não gosta de fazer postagens no feed de notícias e se mostra reservada? Para os especialistas, há algumas explicações técnicas para tal situação.
Geração Z preza para maior privacidade
Quando os jovens da geração Z surgiram, a internet já existia e estava em evolução. Muitos adolescentes de hoje tiveram suas fotos durante a infância expostas nas redes sociais pelos pais e parentes próximos, de certa forma, sem consentimento deles.
Segundo especialistas em comportamento, essa exposição excessiva desde criança gerou um incômodo nos jovens. Agora, maiores, eles optam por menor contato com outras pessoas nas redes sociais e menos divulgação de suas vidas privadas.
Para os pais dessa geração, a internet e as redes sociais foram uma grande novidade, mas, para tais jovens, isso já é algo que faz parte do cotidiano.
Outro ponto importante é a disseminação de fake news, algo tão comum nas redes sociais e que aumentou durante a pandemia da Covid-19. Há um receio maior entre esses jovens de se exporem e serem alvos de golpes e outros virtuais problemas desse tipo.
Jovens se tornam mais ponderados
A chegada da inteligência artificial (IA) amplia a possibilidade e o risco de se manipular fotos e imagens das pessoas nas redes sociais. Com isso, a ponderação se torna uma característica da geração Z na interação na internet.
Há ainda a própria preguiça de fazer postagens nas redes sociais. Por isso, esses jovens preferem acompanhar notícias e publicações do que eles mesmos postarem nas redes sociais.
Naturalmente, essa tendência pode mudar nos próximos anos e os herdeiros da geração Z podem agir de forma diferente. Contudo, por enquanto, tal ponderação nas postagens nas redes sociais é o que marca os jovens de hoje.
Comentários estão fechados.