Gigantes das águas: conheça os 7 maiores peixes do mundo

Essa lista leva em consideração a estimativa de tamanho que os animais podem atingir ao longo da vida.

A Terra, em seu passado remoto, abrigou uma impressionante megafauna. Além dos famosos dinossauros, tivemos mamíferos, aves e peixes gigantes, além de répteis colossais.

Embora muitos desses gigantes tenham desaparecido, ainda existem representantes dessa classe de grandes animais nos dias de hoje. Bons exemplos são os grandes peixes que habitam nossos oceanos e rios atualmente.

A seguir, listamos pelo menos sete peixes que são reconhecidos por seu tamanho impressionante, sendo considerados como os maiores espécimes existentes.

A ordem pode variar conforme diferentes levantamentos, pois a constatação do comprimento máximo pode diferir.

No entanto, os integrantes dessa lista são sempre os mesmos, baseados em medições atualizadas que consideram o comprimento dos peixes.

7. Peixe-serra (Pristis pectinata)

Imagem: Wikimedia Commons/reprodução

O peixe-serra, que na verdade é um integrante da família das raias, pode atingir até 7 metros de comprimento, embora a maioria dos maiores espécimes tenha entre 1,5 e 2,5 metros. Este peixe habita águas costeiras tropicais e subtropicais em todo o mundo.

Alimenta-se de pequenos peixes e invertebrados. Sua aparência é distintiva devido ao “serrote” que se projeta da frente de sua cabeça, usado para capturar presas e se defender de predadores.

6. Peixe-gato gigante do Mekong (Pangasianodon gigas)

Imagem: Wikimedia Commons/reprodução

O peixe-gato gigante do Mekong é nativo do rio Mekong, no Sudeste Asiático. Pode alcançar entre 2 e 3 metros de comprimento e pesar cerca de 300 kg.

Esse incrível representante da classe dos “peixões” alimenta-se principalmente de plantas aquáticas e pequenos peixes. Sua aparência é caracterizada por um corpo alongado e barbatanas dorsais e peitorais proeminentes.

5. Garoupa-gigante (Epinephelus lanceolatus)

Imagem: Wikimedia Commons/reprodução

A garoupa-gigante é um dos maiores peixes de recife, podendo atingir 2,7 metros de comprimento e pesar 400 kg. Vive em águas tropicais do Indo-Pacífico, especialmente em recifes de coral.

Sua dieta consiste em peixes menores, crustáceos e cefalópodes. Este peixe possui uma aparência impressionante, com um corpo maciço e nadadeiras peitorais largas.

4. Atum-rabilho (Thunnus thynnus)

Imagem: Wikimedia Commons/reprodução

O atum-rabilho é um peixe altamente valorizado na culinária, conhecido por sua carne saborosa e textura firme. Pode chegar a 4,6 metros de comprimento, mas geralmente mede entre 2,5 e 4 metros, pesando cerca de 600 kg.

Habita o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Alimenta-se de peixes menores, lulas e crustáceos. Sua aparência robusta e corpo fusiforme o tornam um excelente nadador.

3. Esturjão-beluga (Huso huso)

Imagem: Wikimedia Commons/reprodução

O esturjão-beluga é um dos maiores peixes de água doce, podendo atingir até 7 metros de comprimento, embora a maioria dos maiores espécimes tenha entre 2 e 3 metros, pesando até 1,5 toneladas.

Este peixe habita os rios e lagos da região do Cáspio e do Mar Negro. Sua dieta inclui pequenos peixes e invertebrados. O esturjão-beluga é conhecido por produzir o valioso caviar beluga, extraído de suas ovas.

2. Peixe-lua (Mola mola)

Imagem: Wikimedia Commons/reprodução

O peixe-lua é famoso por sua forma peculiar e tamanho impressionante, que justificam seu nome. Com uma média de 3 metros de comprimento e pesando cerca de 2 toneladas, é um dos peixes ósseos mais pesados.

Habita principalmente os oceanos Atlântico e Pacífico, preferindo águas temperadas e tropicais. Alimenta-se de pequenos peixes, zooplâncton, lulas e crustáceos. Sua aparência única, com um corpo achatado lateralmente e nadadeiras longas, torna-o inconfundível.

1. Tubarão-baleia (Rhincodon typus)

Imagem: Wikimedia Commons/reprodução

O tubarão-baleia é o maior peixe existente, com uma média de 18 metros de comprimento e podendo pesar até 21 toneladas. Este gigante marinho é encontrado em mares tropicais e temperados, preferindo águas quentes.

Esse grandalhão é um alimentador de filtro, consumindo principalmente plâncton, pequenos peixes e crustáceos. Sua aparência é facilmente reconhecível pelas manchas brancas que cobrem seu corpo cinza-azulado.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.