Gmail passa a rastrear a dark web em busca do seu endereço de e-mail
A gigante tecnológica está ampliando os recursos e vai oferecer ferramenta que busca detectar se o e-mail do usuário está na dark web.
Durante o evento Google I/O, que aconteceu na última quarta-feira, 10, a empresa revelou seus planos para lançar vários recursos de segurança adicionais, visando oferecer uma melhor proteção aos usuários que utilizam os produtos e serviços do Google. Um desses recursos é a capacidade de verificar se o endereço de e-mail de um usuário foi exposto na dark web.
Junto com a proteção contra cibercriminosos, foram anunciadas proteções contra spam para o Google Drive e melhorias na exclusão do histórico de pesquisa no Google Maps. Essas iniciativas têm como objetivo fortalecer a segurança dos usuários e proporcionar uma experiência mais protegida ao utilizar os serviços do Google.
Durante as próximas semanas, portanto, o Google vai ampliar o recurso de “relatório da dark web” para todas as contas do Gmail nos Estados Unidos. Esse recurso permitirá que os usuários verifiquem se o seu endereço de e-mail foi exposto na dark web, oferecendo conselhos e orientações sobre como reforçar sua segurança online. Confira a novidade!
Google reforça segurança contra a dark web
As informações pessoais, como endereços de e-mail, podem acabar na dark web devido a violações de dados permissivos. Essas informações, inclusive, são valiosas para os criminosos. Quando ocorrem violações de segurança em serviços e plataformas, os dados dos usuários podem ser comprometidos e podem ter as informações vazadas para a dark web.
Nesse ambiente clandestino da internet, essas informações podem ser vendidas ou trocadas entre cibercriminosos. A ferramenta de proteção contra vazamento de dados na dark web estava disponível apenas para os usuários do Google One, nos EUA. Agora, a empresa expande o recurso para outros usuários.
Faz parte dos planos do Google, também, em expandir a proteção para outros países. Além da proteção maior contra o vazamento de dados, o Google está tornando mais simples a exclusão do histórico de pesquisa no Google Maps. Anteriormente, os usuários já podiam limpar seu histórico de pesquisa na guia “Atividade na Web e no aplicativo” nas configurações de suas contas.
A expansão também se estende as proteções contra spam do Gmail para o Google Drive, oferecendo aos usuários uma nova visualização que ajuda a controlar o que eles consideram como spam. Essa nova visualização permitirá que o Drive identifique automaticamente arquivos suspeitos ou indesejados, evitando que os usuários acessem inadvertidamente conteúdo indesejado ou abusivo.
Essas foram as ferramentas anunciadas pelo Google para melhorar a experiência dos usuários no Gmail, Maps e no Drive. Ansiosos pela expansão?
Comentários estão fechados.