Saiba o que é o golpe da bomba fantasma e como se proteger dessa prática abusiva

Aplicado em postos de combustível de todo o país, esse novo golpe tem lesado muitas pessoas nos últimos meses. Saiba mais!

Você sabe o que é o golpe da bomba fantasma, que está sendo aplicado nos postos de combustíveis? Esse é um truque que alguns postos usam para enganar os clientes e cobrar por um combustível que não foi entregue. Esse golpe ficou famoso depois que um vídeo mostrando a fraude viralizou nas redes sociais.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o golpe da bomba fantasma, como identificar e evitar essa prática abusiva e quais são os seus direitos como consumidor se você for vítima dessa situação.

Como funciona o golpe da bomba fantasma?

O golpe da bomba fantasma consiste em fazer com que o contador da bomba de combustível gire normalmente, mas sem que haja saída de líquido pelo bico. Assim, o cliente paga por uma quantidade de combustível que não foi colocada no tanque do seu veículo.

Um exemplo desse golpe foi registrado em um vídeo publicado por Douglas Rodrigues, de 28 anos, que flagrou a fraude em um posto de gasolina localizado dentro de uma rede de supermercados na região de Goiás.

No vídeo, ele pede para a frentista retirar o bico do bocal do carro com o gatilho ainda pressionado e mostra que o contador continua girando, mas nenhum combustível sai do bico.

Segundo Douglas, essa foi a terceira vez que ele foi vítima do golpe no mesmo posto e que ele já havia alertado o gerente do estabelecimento em outras ocasiões.

Como identificar e evitar o golpe?

Para identificar e evitar o golpe da bomba fantasma, é preciso ficar atento a alguns sinais que podem indicar uma possível fraude. Alguns deles são:

  • Verificar se o contador da bomba está zerado antes de iniciar o abastecimento;
  • Observar se há alguma irregularidade no bico da bomba, como furos, vazamentos ou alterações;
  • Desconfiar se a frentista demorar muito para iniciar ou finalizar o abastecimento, ou se tentar distrair o cliente durante o processo;
  • Pedir para retirar o bico do bocal do carro com o gatilho ainda pressionado e conferir se há saída de combustível;
  • Comparar o valor pago com a quantidade de combustível indicada no painel do veículo.

Quais são os direitos do consumidor se for vítima do golpe?

Se você for vítima do golpe da bomba fantasma em um posto de combustível, tem direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Alguns deles são:

  • Exigir a devolução do valor pago indevidamente ou a entrega da quantidade correta de combustível;
  • Denunciar o estabelecimento ao Procon, à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e à Polícia Civil;
  • Pedir indenização por danos morais e materiais, se houver.

O caso do vídeo que viralizou está sendo investigado pelo Procon de Goiás e pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon). Segundo o portal G1, há outros postos de combustível na cidade que também foram denunciados pela prática e estes também serão investigados.

Portanto, fique atento ao abastecer o seu veículo e não caia no golpe da bomba fantasma. Por fim, se você suspeitar de alguma fraude, não hesite em denunciar e exigir os seus direitos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.