Golpe da maquininha quebrada: Saiba como evitar cair na mais nova falcatrua
Um aparelho com o visor quebrado pode ser uma desculpa para pessoas mal intencionadas conseguirem aplicar golpes com consequências altas demais.
Você já percebeu que o número de golpes que utilizam as tecnologias de pagamento têm aumentado? Por exemplo, manobras ilícitas que se aproveitam do sistema de pagamento PIX, ou até mesmo os que veem uma chance de lucrar com falha ou pontos cegos da tecnologia. Portanto, hoje vamos te apresentar uma das mais novas trapaças que já afetou muitos clientes em vários lugares do Brasil. No caso, é o golpe da maquininha quebrada, que transforma um momento relativamente simples numa verdadeira dor de cabeça.
Leia mais: Novo golpe do WhatsApp usa sistemas a receber do WhatsApp.
Como funciona esse golpe?
Essa trapaça tem como principal forma de ataque a desatenção do cidadão no momento da compra. Isso porque o vendedor lhe apresenta uma maquininha que contém o visor quebrado, o que de fato pode acontecer com muita facilidade.
Porém, se o comprador se distrair, um fato inocente como esse pode se tornar um problema de grandes proporções. Afinal, esses aproveitadores percebem um momento de distração e digitam um número muito maior que o valor original na maquininha. Com isso, o pagante inocente acaba por confirmar a compra sem saber que o pagamento está definitivamente alterado.
Consequentemente, quando se percebe o golpe já é tarde demais para conseguir fazer algum tipo de reivindicação. Ou seja, o dinheiro sai rapidamente e não existiria, em teoria, uma forma de fazer o resgate dessa quantia em tempo útil.
Como evitar o golpe?
Da mesma forma que a tecnologia pode ser uma grande amiga desse golpe, ela também pode ser uma aliada para descobrir quando houve lesão. Por exemplo, o aviso e atualização de pagamento direto no celular pode garantir a visualização do golpe da maquininha quebrada imediatamente.
Afinal, quando o cliente ver que o valor descontado em sua conta de débito ou crédito foi maior do que o negociado, há a possibilidade de reivindicação imediata. Assim, recomenda-se que, se possível, a vítima acione imediatamente a polícia e faça a denúncia ainda na presença do negociante para evitar que ele fuja. Ademais, vale ressaltar que quanto mais rápida for a denúncia, mais cedo será possível reivindicar o dinheiro e conseguir o reembolso.
Comentários estão fechados.