Golpistas roubam mais de R$ 250 mil reais de cliente do Nubank
De acordo com a vítima, após notar uma movimentação estranha, ela notou que os R$ 250 mil tinham sumido de sua conta do Nubank.
Segundo os relatos da servidora pública Eliana Miranda, ela sofreu um golpe e teve mais de R$ 250 mil roubados de sua conta do Nubank. Depois de descobrir que foi lesada, a mulher entrou com ação judicial contra o banco para tentar reaver o valor perdido.
A instituição financeira diz estar investigando o caso e decidiu ouvir a versão de Eliana, que afirma ter recebido uma ligação de uma funcionária do banco antes de dar falta dos R$ 250 mil.
Ainda, segundo a servidora, a suposta atendente possuía todos os dados da sua conta bancária e pedia apenas a sua confirmação, em perguntas realizadas durante a ligação.
Após os dados confirmados, ela solicitou que Eliana realizasse o acesso ao aplicativo do Nubank e, dentre uma das ações solicitadas, estava o download de um arquivo.
Quando o download do arquivo foi realizado, Eliana contou que teve seu celular apagado e, quando pôde acessar a conta novamente, notou o sumiço dos valores.
Mais detalhes do caso
Em depoimento à polícia, Eliana afirmou também que quando conseguiu religar o telefone após o apagão inexplicado, o seu aplicativo do Nubank havia sido excluído.
Depois de reinstalar o app e fazer login na plataforma, a mulher notou que haviam 25 operações diferentes no extrato, sendo 14 delas em 8 cartões virtuais criados através do aplicativo e 11 pagamentos de boletos.
Os valores movimentados representam, respectivamente, os valores de R$ 126.717,27 e R$ 128.037, totalizando os mais de R$ 250 mil que foram roubados.
Depois do susto, Eliana imediatamente se dirigiu à delegacia, onde realizou a abertura de um boletim de ocorrência e prestou depoimento sobre o ocorrido.
Até o fechamento desta matéria, o Nubank não havia se pronunciado sobre a situação ocorrida com Eliana.
Dicas para não cair em golpes
Com o aumento da prática de golpes envolvendo aplicativos de bancos e pessoas sendo lesadas em decorrência desse tipo de ação, a Polícia Federal informou a adoção de alguns procedimentos para a proteção do consumidor.
Primeiramente, é indicado que nenhum banco solicite a instalação de aplicativos de terceiros, muito menos direcionados através de links, mensagens ou e-mails.
Os downloads de aplicativos dos bancos, como o Nubank, devem ser realizados através das lojas oficiais dos sistemas operacionais dos dispositivos móveis.
Além disso, também é necessário ressaltar que, caso a pessoa tenha recebido algum tipo de ligação suspeita, o ideal é desligar a chamada e não atender a nenhuma requisição do suposto atendente. Pode ser um golpe!
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