Nos Estados Unidos, golpistas usam clonagem de voz de IA para praticar crimes
Num caso em particular, uma mãe pensou ter recebido uma ligação da filha, supostamente sequestrada. Na verdade, a garota estava de férias.
A Inteligência artificial popularizou-se com a chegada de poderosas ferramentas que agilizam processos. Sendo percebida como a tecnologia do momento, já existem diversos modelos que podem até mesmo imitar vozes realistas, de um modo que talvez você nem note que é ‘artificial’.
Veja também: Os trabalhos que não serão substituídos pela Inteligência Artificial, segundo a OpenAI
Nos Estados Unidos, durante uma chamada, uma mãe escutou a sua filha soluçando, até que um homem pegasse o telefone e exigisse um resgate pelo devido sequestrado.
Entretanto, nada era real: a “garota” era um clone de IA e o sequestro sequer existiu. O acontecimento segue uma linha de pensamento que o maior perigo da Inteligência Artificial é de passar-se como real.
Golpistas utilizam de clonagem de voz IA para conduzir crimes
Os golpistas passam por membros da família, para gerar uma intimidade e conseguir o que é conhecido como resgate financeiro. Para parecer ainda mais real, eles utilizam ferramentas de clonagem de IA, que podem ser encontradas facilmente na internet.
Nesse caso em específico, a clonagem de IA da filha pedia para que a mãe a ajudasse. A cuidadora, por sua vez, estava convencida de que aquilo era real e que sua filha realmente estava sob sequestro. O golpista, que ligou de um número desconhecido, exigiu até US$ 1 milhão.
Porém, tivemos um final feliz: a mãe contactou sua filha e tudo prosseguiu bem. O caso está sob investigação policial e destaca uma forte preocupação do uso da ferramenta. Por sua vez, as empresas voltadas para IA, também estão trabalhando para minimizar ao máximo.
Em março, na carta que pedia uma pausa no experimento de IA, já é destacado pelos seus assinantes – entre eles Elon Musk – que“ […] A humanidade pode desfrutar de um futuro próspero com IA. Tendo conseguido criar poderosos sistemas de IA, agora podemos desfrutar de um ‘verão de IA’ no qual colhemos os frutos, projetamos esses sistemas para o claro benefício de todos e damos à sociedade uma chance de se adaptar.”
Comentários estão fechados.