Google anuncia investimentos em recursos de IA focados em educação
As novas ferramentas serão usadas para viabilizar melhorias no ensino básico.
Durante um evento focado em educação e tecnologia ocorrido na Inglaterra recentemente, o Google apresentou uma série de melhorias e novas ferramentas de IA que vão integrar alguns dos seus softwares voltados à educação.
Em especial, a Gigante das Buscas apontou o Google Classroom e alguns itens do Google Workspace for Education (GWE) como alvos dos melhoramentos. Juntos, os dois softwares têm mais de 230 milhões de usuários no mundo atualmente.
Gratuitos, tanto o Classroom quanto o GWE contém ferramentas que servem aos diversos anos que compõem a trajetória do ensino básico, desde os anos fundamentais até o ensino médio.
Agora, com o incremento ainda mais aprofundado de ferramentas de Inteligência Artificial, os dois programas oferecem novas e melhores oporutnidades para o desenvolvimento de professores e alunos.
As novidades
O Google Workspace for Education recebeu o incremento de IA de uma forma integrada com as ferramentas do Google Workspace convencional. Ou seja, tudo que os outros programas do conjunto receberam, ele também herdou.
Como exemplo, temos o Duet AI, um sistema que deu novos “poderes” a ferramentas nativas como o Planilhas e Google Slides. O Slides, inclusive, já permite a criação de apresentações totalmente por meio da IA, com a adição de narração e outros elementos.
Já o Google Classroom, que é mais direcionado ao dia a dia em sala de aula, foi basicamente turbinado com novos e incríveis recursos de Inteligência Artificial.
Em primeiro lugar, se destacam alguns dispositivos de gerenciamento de sala de aula, bem como ferramentas para criação de planos de aula e confecção de questões para provas.
Outra ferramenta interessante é a que cria e organiza grupos de estudo, distribuindo tarefas e instruções automaticamente. Essa novidade permite ainda a coleta de assinaturas dos alunos, que ajuda na aferição da frequência, e o acompanhamento de desempenho, com entrega de tarefas e balanceamento de notas obtidas.
Por fim, não podemos esquecer do Google Meet, amplamente usado para aulas à distância, que agora suporta tradução em mais de 30 idiomas, melhorando o quesito acessibilidade.
Comentários estão fechados.