Google bane mais 38 apps no Android e milhões são notificados a desinstalá-los já
A Gigante das Buscas recomenda que os usuários que tenham esses apps instalados removam-nos dos seus dispositivos o mais rápido possível.
Recentemente o Google eliminou outra leva de aplicativos da Google Play, a loja de apps oficial do Android. Dessa vez, foram 38 aplicações que, segundo os analistas de segurança da empresa, continham agentes maliciosos.
De acordo com um relatório emitido pela equipe da empresa McAfee, que é parceira do Google em questões relacionadas à segurança digital, todos os 38 apps eram imitações do famoso jogo Minecraft. Esses jogos já somavam 34 milhões de downloads no momento da sua eliminação da Google Play.
No entanto, apesar da aparente inocência, os games fraudulentos escondiam adwares, softwares maliciosos que usam os dispositivos infectados para transmitir anúncios em segundo plano.
Assim, quando alguém instalava esses aplicativos em seu smartphone ou tablet, instalavam também o vírus que se utilizava da internet do dispositivo para dar lucros aos cibercriminosos que controlam os adwares.
Ainda segundo a equipe do McAfee, celulares infectados por esse tipo de vírus demonstram lentidão, consumo exagerado de pacotes de internet e drenagem anormal de bateria.
Confira cinco dos aplicativos mais afetados – caso possua algum em seu aparelho, é recomendável removê-lo o quanto antes.
- Block Box Master Diamond • Baixado 10 milhões de vezes
- Craft Sword Mini Fun • Baixado 5 milhões de vezes
- Block Box Skyland Sword – baixado 5 milhões de vezes
- Craft Monster Crazy Sword – baixado 5 milhões de vezes
- Block Pro Forrest Diamond – baixado 1 milhão de vezes
Por fim, o Google e a McAfee recomendam que quem tiver um dos 38 apps banidos instalado em seu dispositivo, desinstalem-no imediatamente. Clique aqui para ver a lista de aplicativos completa.
Comentários estão fechados.