Google começará a avisar quando não houver informações confiáveis na busca

A nova ação do Google já está disponível no país. Ela consiste em exibir alertas aos usuários quando identificar pesquisas que não contam com informações tão confiáveis.

A nova ferramenta do Google já está disponível no Brasil também. Consistindo em exibir alertas aos usuários quando identificar pesquisas que não possuam informações confiáveis, ela será essencial para que as pessoas evitem as fake news. Também será mostrado um contexto maior sobre os resultados da busca, desta forma irá ajudar a nós decidirmos quais os resultados são uteis e mais confiáveis.

Leia mais: Google é processado pela empresa Strarford Company LLC

Essa mudança começou a ser aplicada no ano passado para alguns pessoas. Foi liberada para outros 8 idiomas, inclusive o português. A novidade começa a aparecer nas buscas de assuntos atuais, visando reprimir a propagação de notícias falsas ou pouco confiáveis de assuntos de última hora.

Atuando principalmente quando não houver um conteúdo de fontes seguras sobre o assunto.

Também ocorreu a alteração nos sistemas de buscas da plataforma, o que funcionará para identificar o momento em que determinado assunto começa a ter picos de atenção e buscas, fazendo uma filtragem dos resultados quando não houver a presença de veículos confiáveis de notícia abordando o assunto.

Diante da situação em que não haja nenhuma fonte verificada trazendo as informações, um anúncio informa ao usuário que não há “resultados muito bons”, sugerindo que retorne para fazer a pesquisa mais tarde. Alertando também que “provavelmente terá mais dados vindos de uma ampla gama de fontes”. Assim assim os resultados serão mostrados abaixo do aviso.

Conheça a nova ferramenta

De acordo com o Google, uma nova ferramenta sobre o contexto de sites será lançada. A busca da plataforma começará a permitir que as pessoas encontrarem detalhes sobre a página antes de acessar. Na seção “sobre este resultado”, ao selecionar o ícone de três pontos que aparece ao lado do nome do site, será exibido uma janela com informações sobre a página, como: setor de atuação, primeira vez que apareceu na plataforma, circulação na internet e opiniões de usuários.

Também poderá informar que não encontrou informações sobre o site. Até esse momento a nova funcionalidade está prevista para chegar em breve em oito idiomas, incluindo o português. Ela também tem origem no seguimento de diminuição da propagação de fake news.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.