Google começará a excluir contas inativas há mais de 2 anos
Dentre os tipos de contas que podem ser excluídas estão Gmail, Google Fotos e Drive. A empresa se comprometeu a notificar os usuários antes das exclusões.
Há quase três anos atrás, em 2020, o Google anunciou que começaria a excluir conteúdos de contas inativas há mais de dois anos. Porém, as contas que foram “limpas” permaneceram ativas após essas investidas.
Entretanto, agora a empresa fez um anúncio mais “radical”, onde informou que dará início a uma política de exclusão de contas inativas, e, dessa vez, a exclusão será completa.
“Se uma conta do Google não for usada ou assinada por pelo menos 2 anos, o Google excluirá essa conta pessoal e seu conteúdo. Além de o endereço de email ficar inacessível, as mensagens do Gmail, os eventos do Calendário, o Drive, o Docs e outros arquivos do Espaço de Trabalho, bem como os backups do Google Fotos, serão removidos”, disse a Gigante das Buscas em comunicado.
De acordo com a empresa, essa regra não se estende ao YouTube, pois algumas contas inativas na plataforma estão atreladas a canais que contém vídeos importantes.
O início das exclusões está previsto para dezembro de 2023, e terá início em contas que foram criadas e nunca utilizadas.
Ainda segundo o Google, antes de uma conta ser excluída, o seu dono será notificado via e-mail, com mensagens sendo enviadas tanto para o e-mail cadastrado como principal, quanto para o e-mail reserva.
Além disso, pelo menos por hora a regra só vale para contas gratuitas e de usuários comuns. Contas atreladas a grandes empresas e escolas terão um tratamento diferenciado.
O que mantém uma conta do Google ativa?
Para manter a sua conta do Google ativa e evitar a sua exclusão, você precisa fazer login nela periodicamente, pelo menos uma vez a cada 30 dias.
Ademais, as seguintes ações podem ser necessárias:
- Receber e enviar e-mails via Gmail;
- Usar o Google Drive;
- Assistir a vídeos no YouTube;
- Fazer downloads na Google Play;
- Fazer pesquisas no motor de buscas do Google;
- Logar com a conta do Google em apps de terceiros.
O Google também considera como atividade o login feito em dispositivos móveis que possuam o sistema operacional Android como interface.
O que motivou essa iniciativa?
No mesmo comunicado em que informou a exclusão de contas inativas por mais de dois anos, o Google informou que essa medida visa manter a segurança das contas e toda a sua rede de serviços.
A empresa afirma que, por estarem inativas há muito tempo, as contas passíveis de exclusão ficam mais vulneráveis a ataques hacker, podendo ser utilizadas por cibercriminosos.
Comentários estão fechados.