Google Docs: plataforma desenvolve recurso que ajuda usuários a escreverem melhor
O novo editor de texto dará sugestões de como construir frases mais concisas, diretas e coesas.
Em recente anúncio, o Google informou que trará uma nova ferramenta para o Google Docs: um recurso que tem como objetivo ajudar os usuários a escreverem melhor. Realizando algo parecido com a extensão Grammarly, o novo editor de texto da gigante da tecnologia fará sugestões de como construir frases mais concisas, diretas e coesas, visando evitar vícios de escrita ou textos desnecessariamente difíceis de entender.
Leia mais: As 7 NFTs mais caras leiloadas no metaverso até o momento
Como funcionará o novo editor de texto do Google Docs?
Ao terminar de escrever alguma uma frase no Docs, o recurso sinalizará quais trechos poderão ser alterados para que haja um melhor entendimento do texto. Assim, para conferir, basta clicar sobre as palavras sublinhadas para ver as sugestões de construção e, caso haja interesse, será possível optar por elas.
Contudo, quem não quiser as recomendações poderá desativar a ferramenta do Google Docs. Para isso, é só acessar as configurações do recurso, que estarão disponibilizadas na aba “Ferramentas”, em “Sugestões de estilo”.
No submenu, o usuário poderá escolher quais alterações poderão ser sugeridas, incluindo dicas de vocabulário, inclusão, concisão e sugestões do tipo de voz. Ademais, as recomendações de vocabulário, além de fazerem com que a escrita fique menos repetitiva ou engessada, também dirão quando um termo pode soar ofensivo para leitores.
As sugestões serão, de fato, úteis para textos em português?
Por enquanto ainda não se sabe se as sugestões serão úteis mesmo, nem se estarão disponíveis para outros idiomas que não o inglês. Porém, pelo menos de início, o recurso será distribuído apenas para os planos premium do Google Workspace.
As recomendações de construção pelo Google Docs, nomeadas de “Tone and Style”, estarão ativas para os planos Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus e Education Plus. Já as sugestões de vocabulário, chamadas de “Word Warnings”, estarão disponíveis para contas Business Standard, Business Plus, Enterprise Standard, Enterprise Plus, Education Fundamentals, Education Standard, Education Plus, Teaching e Learning Up.
Na versão da plataforma de navegador, não será necessário realizar nenhum tipo de mudança para ter acesso à novidade. Contudo, no aplicativo pode ser necessário baixar uma atualização.
Comentários estão fechados.