Google lança atualização polêmica para navegar pelo Chrome

Recentemente, o Google divulgou o lançamento da sua mais nova plataforma de extensão, que chega ao mercado com o nome de Manifest V3.

O Google Chrome é um navegador de internet que foi desenvolvido, como o próprio nome já diz, pelo Google, e atualmente é um dos mais populares e usados no mundo. Podemos dizer que o Chrome é um navegador recente no mercado, pois sua primeira versão chegou em 2008, e desde então, esse servidor passa por diversas atualizações com a finalidade de facilitar e melhorar a experiência que é proporcionada aos seus usuários. O diferencial do Chrome, que o fez se destacar da concorrência, foi a utilização de plug-ins em seu sistema operacional.

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Recentemente, o Google divulgou o lançamento da sua mais nova plataforma de extensão, que chega ao mercado com o nome de Manifest V3. Com um cronograma intensivo de lançamento, a partir de janeiro de 2023, o Google começará a desativar o suporte à sua plataforma anterior, o Manifest V2, nos canais Canary, Dev e Beta e não será mais atualizado. E, a partir de junho, iniciará a desativação dessa última plataforma em canais corporativos, tornando o Manifest V3 sua plataforma definitiva. É importante lembrar também que, a partir de janeiro de 2024, as extensões V2 que ainda estiverem online serão removidas completamente.

Segundo o Google, as muitas mudanças do Manifest V3 têm a ver com a privacidade e segurança dos seus usuários, porém, para muitos desenvolvedores, essa plataforma está causando bastante polêmica. Eles acreditam que esse lançamento do Google faz perder a eficácia dos bloqueadores de anúncio do Chrome, praticamente tornando-os inúteis. Os usuários que utilizam o navegador de forma corporativa estão com uma sobrevida maior, já que as extensões do Manifest V2 por lá só sairão definitivamente do ar em 2024.

O Manifest V2 contava com API “webRequest”, que impedia a inserção de cookies no navegador ou o carregamento de arquivos de mídias. Já no Manifest V3, quem vai impedir e bloquear os anúncios será o próprio navegador, e não a plataforma.

O problema está justamente nisso, pois o limite pode ser inferior à quantidade de regras que determinados bloqueadores de anúncios precisam para manter, de fato, sua eficácia e efetividade. Segundo o Google, o Manifest está sendo inserido por ser mais seguro, eficaz e melhor na proteção e privacidade de seus usuários do que o Manifest V2.

Será necessário esperar para ver como vai ser o desempenho dessa nova plataforma no navegador Chrome, e entender se ele veio para melhorar e otimizar a navegação e experiência do usuário de forma segura e protegida, ou se precisará de novos ajustes.

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