Google lança função que ajudará usuários a saber se estão sendo rastreados; entenda
A ferramenta, direcionada a usuários Android, funcionará exclusivamente com o uso das AirTags, e você poderá identificar rastreadores espiões no ambiente. Veja!
O Google está com uma nova ferramenta capaz de detectar rastreadores ocultos, o que sinaliza um avanço significativo na segurança digital.
A funcionalidade, aguardada desde maio, já está disponível para diversos dispositivos Android, sendo compatível com versões a partir do Android 6.
Contudo, vale destacar que o recurso opera, por ora, exclusivamente com os rastreadores AirTag da Apple.
O destaque de tal solução reside em sua abrangência: ela abarca uma vasta gama de dispositivos Android, lançados desde 2016.
A proposta é simples e eficaz: alertar quando um rastreador espião está presente, oferecendo orientações sobre como neutralizá-lo e até mesmo identificar seu proprietário.
Entenda as particularidades do novo serviço do Google
(Imagem: Freepik/Reprodução)
O Google lançou a nova funcionalidade para evitar que estes dispositivos, embora úteis para localizar objetos perdidos, sejam rastreados por indivíduos sem consentimento dos proprietários.
O sistema exibe notificações e instruções quando detecta a presença de um rastreador desconhecido, incentivando o usuário a tomar as medidas de proteção.
Apesar de ser válido apenas para o sistema de AirTag, isso não chega a ser um problema, pela falta de concorrência na área. A Samsung já está lançando o SmartTag, mas a ferramenta do Google ainda não é válida para ele.
É possível detectar rastreadores espiões
O usuário consegue efetuar uma varredura proativa em busca de rastreadores, oferecendo uma explicação detalhada sobre a desativação do rastreador e a identificação do proprietário, se o usuário escolher investigar profundamente.
Tal recurso pode ser ativado desta maneira: acesse o menu, em “Configurações” (geralmente o ícone da engrenagem). Depois selecione a opção “Segurança e Emergência”.
Com isso, uma mensagem aparecerá como popup, avisando sobre a presença de algum rastreador desconhecido.
Assim, será possível identificar o tracker, forçá-lo a fazer algum barulho para você encontrar ou até visualizá-lo no mapa por quanto tempo você foi acompanhado.
A ferramenta não apenas alerta sobre a presença de rastreadores não autorizados, mas também ressalta a importância da conscientização em relação à privacidade digital.
Comentários estão fechados.