Google lança recurso que pode ‘aposentar’ senhas de acesso
Segundo a empresa, as novas chaves de acesso são únicas e, por isso, mais seguras que as senhas convencionais.
Foi anunciada pelo Google uma nova funcionalidade que pode vir a substituir as senhas e códigos de verificação em duas etapas no processo de login.
Ainda que o usuário tenha a possibilidade de usar suas senhas mesmo com a chave de acesso, a empresa afirma que a opção será mais cômoda e confiável do que as senhas convencionais.
Em comunicado para explicar os chamados códigos de acesso, o Google disse que eles são únicos e específicos para cada dispositivo, o que incrementaria a segurança e privacidade das contas.
“Ao contrário das senhas, as chaves de acesso só podem existir em seus dispositivos. Eles não podem ser escritos ou dados acidentalmente a pessoas mal intencionadas. Quando você usa uma chave de acesso para fazer login na sua Conta do Google, isso prova ao Google que você tem acesso ao seu dispositivo e pode desbloqueá-lo”, disse a companhia.
Como a nova tecnologia vai funcionar?
Os usuários irão criar chaves em suas contas do Google que não serão compartilhadas com a empresa, permanecendo apenas nos seus próprios dispositivos.
Quando o usuário for efetuar o login, será solicitada a chave de acesso, juntamente com a biometria de bloqueio de tela ou o PIN, para confirmar a sua identidade.
A utilização das chaves de acesso irá proteger os usuários contra ataques cibernéticos, incluindo ataques de phishing e invasões de contas por meio de troca de cartão SIM, entre outras formas de invasão.
O Google oferece a opção de “usar uma chave de acesso de outro dispositivo”, que cria um login único para o dispositivo em questão. No entanto, isso não significa que a chave de acesso do usuário será transferida para esse dispositivo.
A nova tecnologia lançada pela Gigante das Buscas pode revolucionar o modo de autenticação via senha, que surgiu ainda na década de 1960, com o desenvolvimento dos primeiros sistemas multiusuários.
Hoje em dia, senhas são necessárias para acessar diversos serviços online que armazenam informações pessoais e financeiras, como contas bancárias, e-mails e redes sociais.
Comentários estão fechados.