Google lança versão paga do navegador Chrome com novos recursos
Versão premium do navegador do Google oferece recursos avançados de segurança e gerenciamento de acesso.
O Google anunciou na última terça-feira (9) o lançamento de uma versão premium do seu navegador Chrome, batizada de Chrome Enterprise Premium. Durante o evento Google Cloud Next 2024, a empresa revelou os detalhes dessa novidade voltada para empresas.
A opção tem como grandes diferenciais os recursos segurança aprimorados, incluindo proteção de dados e verificação de malware. Ao anunciar a novidade, a gigante da tecnologia destacou como as empresas utilizam cada vez mais os navegadores para realizar suas atividades, o que aumenta a necessidade de ampliar sua segurança.
“A segurança está cada vez mais desafiadora devido ao trabalho remoto, à dependência de uma força de trabalho ampliada e à proliferação de novos dispositivos que não fazem parte da frota gerenciada de uma organização. À medida que essas tendências continuam a acelerar, fica claro que o navegador é um ponto de atuação natural para a segurança das empresas”, afirmou em comunicado a vice-presidente do Chrome, Parisa Tabriz.
A executiva também comentou sobre amplo escopo de tarefas realizadas pelas companhias utilizando o navegador. “Autenticação, acesso, comunicação e colaboração, administração e até codificação são atividades baseadas em navegador nas empresas modernas”, disse.
O Chrome Enterprise Premium custa US$ 6 por mês por usuário e contém mais recursos de proteção que a opção original.
Diferenças entre Chrome e Chrome Enterprise Premium
Para atender às preocupações de seus clientes a respeito da prevenção de infecções por malware e acesso de hackers, o Google anunciou uma alternativa do seu navegador voltada para clientes empresariais. A versão paga possui os seguintes recursos que a diferenciam do Chrome gratuito:
- Proteção contra ameaças e dados para prevenir perda de informações, combater malwares e ataques de phishing com uso de IA, além de filtragem dinâmica de URL e categorização de sites.
- Controles corporativos para aplicação de políticas e gerenciamento de atualizações/extensões de aplicativos com base nas regras da empresa.
- Função para gerar relatórios de eventos e dispositivos que podem ser integrados a outras soluções de segurança.
- Controles de acesso baseados no contexto para reduzir os riscos de vazamento de dados, ajustar e adaptar as permissões de acesso.
A assinatura do Chrome Enterprise traz uma série de benefícios específicos para negócios. Os gestores podem, por exemplo, limitar os documentos passíveis de serem carregados ou impressos por outros utilizadores. Além disso, ele é compatível com outros softwares empresariais, como o Google Workspace.
Comentários estão fechados.