Google mostra nova inteligência artificial para revolucionar as buscas na web
O Multitask Unified Model (MUM) será capaz de identificar padrões e encontrar exatamente aquilo que a pessoa precisa. Confira:
O Google apresentou a já anunciada inteligência artificial Multitask Unified Model (MUM). Ela é uma evolução do algoritmo BERT de pesquisas online. A apresentação ocorreu no último dia 29 de setembro, durante o evento Search On.
Leia mais: Instagram libera teste de nova função para o público brasileiro
Utilidade do MUM
O Search On tem por objetivo apresentar as novidades no setor de buscas da internet. A tecnologia MUM do Google foi o grande destaque dentre as apresentações. Ainda que não seja exatamente uma novidade, foi a primeira vez que sua aplicabilidade veio a público.
Essa inteligência artificial é capaz de identificar padrões para aprimorar e oferecer resultados precisos. Por exemplo, o usuário consegue utilizar o Google Lens para ter informações mais abrangentes.
É possível identificar a estampa de uma camiseta e encontrar padrões similares para outras peças, como meias. Este, inclusive, foi o exemplo demonstrado pela big tech durante o Search On.
Dessa forma, o MUM faz o cruzamento simultâneo de uma imensa carga de dados encontrados. Isso tudo acontece mais rápido do que um piscar de olhos. Está aí o grande destaque da tecnologia durante o evento.
Para se ter uma pequena noção das utilidades da ferramenta, o Google ofereceu outro exemplo. Imagine que uma bicicleta esteja como alguma peça quebrada. O usuário poderá mirar a câmera para a peça e perguntar como consertá-la. Pronto, o MUM se encarregará de encontrar vídeos, tutoriais, fotos e textos para ajudar no conserto.
Mais novidades
Além do MUM, o Google também anunciou que trabalha em novas ferramentas para combater fake news. Na verdade, o objetivo é trazer resultados de maior confiabilidade para as buscas na rede.
Uma novidade anunciada foi o Things to Know. A ferramenta trará informações adicionais que ajudam na pesquisa de qualquer assunto. Assim, os temas serão aprofundados para que o usuário obtenha um entendimento completo sobre o tema.
A big tech também dará mais ênfase às questões ambientais e à conscientização. Além disso, deve expandir os resultados de vídeos relacionados.
As novidades também incluem o Google Maps. O app oferecerá um “endereço virtual” para locais em regiões remotas. O Address Maker será liberado para órgãos governamentais e organizações sem fins lucrativos.
Comentários estão fechados.