Google Podcasts será descontinuado até 2024 e conteúdos migrarão para o YT Music; saiba mais

Após anos no ar, o Google seguirá a tendência de seus usuários e finalizará a plataforma Google Podcasts, aglutinando seus serviços no YouTube Music.

O Google anunciou que seu aplicativo voltado a podcasts será desativado em 2024. Todos os conteúdos dele passarão para o YouTube Music. A empresa já vem preparando seus usuários para a mudança há algum tempo.

Segundo a Big Tech, em abril deste ano, já era possível ouvir os podcasts no aplicativo do Music, sem ter de pagar pela assinatura. É possível escutá-los em segundo plano e, também, enquanto você estiver offline. Todo o catálogo será atualizado até o final de 2023.

Saiba mais sobre a mudança do Google Podcasts para o YouTube Music

O aplicativo voltado exclusivamente para os podcasts existe desde 2018, com uma biblioteca gratuita e sugestões personalizadas ao gosto do ouvinte.

Até 2020, a função estava disponível apenas para os usuários Android. Depois disso, finalmente lançou o app para iOS, e nas versões web, para Windows e macOS.

No entanto, a decisão para finalizar o serviço acontece porque a mudança gradativa já estava acontecendo por parte dos próprios usuários.

Ou seja, a grande parte dos ouvintes já se concentrava no YouTube (23%), enquanto somente 4% utilizavam o app de podcasts.

(Imagem: divulgação)

O Google vai fornecer toda a facilidade para a migração simples e, também, para adicionar feeds RSS de podcast à biblioteca do Music.

Além de possibilitar que os usuários baixem arquivos OPML das assinaturas, permitindo-lhes que os carreguem em outra plataforma.

Mudança revela um pouco da estratégia da empresa

Segundo informações do blog do YouTube, há grande investimento na experiência de podcasts na plataforma.

A ideia é que ela se torne um destino referência tanto para os ouvintes, quanto para os produtores de conteúdo, com recursos exclusivos.

O anúncio aconteceu com antecedência para dar tempo tanto para os usuários, quanto para os produtores de conteúdo se adaptarem com a novidade. Para os criadores, o YouTube promete novas ferramentas de criação e de análise, além de RSS uploads.

A empresa ainda deixou claro que, nos próximos meses, vai receber feedbacks sobre o processo de migração, a fim de torná-lo mais simples.

Depois que as ferramentas estiverem prontas, o Google prometeu divulgar novos guias explicando as funcionalidades delas.

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