Veja como impedir o Google de saber onde você está o tempo todo

Empresa armazena centenas ou milhares de dados sobre você diariamente. A localização é um dos principais; descubra como desativar a função:

Viver na Era da Informação não faz referência só ao volume de notícias e conteúdos que os internautas consomem. Um dos principais materiais de valor da atualidade são os dados, as informações dos cidadãos. Ao acessar um site ou utilizar um aplicativo, o usuário está fornecendo diversos dados que ficam armazenados. É o que acontece ao utilizar o Google, por exemplo. Informações pessoais e a sua localização estão sendo armazenadas pela empresa.

Leia mais: WhatsApp pode liberar função no Status inspirada no Fleets; Saiba mais

Por isso, uma dúvida muito comum é: como ter mais privacidade na internet? Basicamente, todas as ações digitais estão conectadas à rede e, para a maioria, é preciso ceder autorizações.

Seja na hora de aceitar os cookies de um site, ou na instalação de um software que precisa de permissões. Para quase tudo, os internautas precisam conceder dados e acessos privados.

Um aplicativo utilizado com muita, mas muita frequência mesmo é o Google Maps. Na verdade, a maioria das pessoas o mantém ativo 24h no celular. Durante todo o tempo, o Google está “monitorando” a sua localização. A empresa sabe exatamente onde você está ou, pelo menos, onde seu aparelho está.

Porém, é possível deletar boa parte das informações armazenadas e conseguir ter um pouco mais de privacidade. Saiba que no Android, o monitoramento do Google vem ativado de fábrica. Nos aparelhos Apple, é preciso ter programas do Google instalados para que o recurso funcione.

Como localizar os dados armazenados

No site “My Activity” (ou “Minha Atividade) (https://myactivity.google.com/myactivity), estão as informações que o Google armazenou. Ao fazer login no site, é possível ter acesso a, supostamente, todos os dados coletados e guardados. Aliás, acesse pelo desktop para ver as informações mais claramente.

Não se impressione com o número de dados. Em um dia pacato, sem sair de casa e fazer muita coisa, o Google pode ter coletado centenas de dados sobre você.

Entre as informações coletadas estão: seu histórico de localização, buscas realizadas, áreas do mapa que você olhou etc. O ponto positivo é que o processo de deletar informações é bastante simples.

Histórico de localização

Abra a sua linha do tempo do Google Maps. Depois, toque em Excluir. Siga as instruções exibidas na tela.

É possível excluir todo conteúdo de um ano, um mês ou dias atrás, basta selecionar a opção desejada.

Impedir a coleta de dados

Para bloquear o Google a coletar seus dados, acesse a área “Histórico de Localização”. Basta ativar ou desativar a opção.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.