Governo anuncia Fies Social, modalidade destinada a estudantes de baixa renda
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (16).
Foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União (DOU) a institucionalização do Fies Social, uma modalidade do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior voltada exclusivamente para estudantes de baixa renda.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), órgão responsável pela resolução, o objetivo é custear 100% dos estudos de estudantes comprovadamente carentes que conseguirem bolsas em faculdades particulares.
Para acessar a nova modalidade, o estudante precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e ser oriundo de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
O MEC estipulou ainda que 50% do total de vagas atualmente destinadas ao Fies seja enquadrada no Fies Social. O restante das vagas deve ser oferecido sob as regras da modalidade “normal” do programa.
Por fim, também consta na nova resolução que o teto de valores custeados para os estudantes de baixa renda seja equivalente ao que já é praticado no Fies. Como exemplo, o programa pode custear até R$ 60 mil semestrais para o curso de medicina e R$ 42,9 mil por semestre para os demais cursos.
O Fies Social deve entrar em vigor na próxima chamada regular do Fies, marcada para acontecer no segundo semestre deste ano.
Comentários estão fechados.