Governo do Rio promove visita de 20 mil estudantes à Bienal do Livro 2023

Executivo fluminense entregou vouchers para que professores e alunos adquirissem livros na feira

Evento que vem batendo recorde de público e de atrações, a Bienal do Livro 2023 – que se realiza, de 1º a 10 de setembro, no Riocentro, Rio – recebeu, até a última quarta-feira (6), a visita de 20 mil estudantes da rede estadual de ensino fluminense.

Para estimular a participação dos alunos, o governo estadual entregou, a cada um deles, um voucher de R$ 100 para que estes pudessem comprar livros na feira, assim como os cinco mil professores, que receberam R$ 200 para adquirir obras, por meio de aplicativo.

“Todo esforço do governo do Estado valeu a pena. Durante esses dias, mais 20 mil alunos da nossa rede de ensino saíram daqui com livros, felizes, com a criatividade aguçada e estimulados a sonhar”, assinalou a secretária de Educação do Rio, a professora Roberta Barreto, que participou de atividades do estande “Educação de Talento”, espaço da Seeduc-RJ, voltado a alunos e professores. Para a secretária, a visitação escolar ao evento é de grande importância para aproximar crianças e jovens do universo literário.

Aluna da 3ª série do Ensino Médio, Thays Rois, 18 anos, admitiu a ansiedade para ir logo à feira, ao confessar que a literatura é uma de suas paixões. “Não consegui dormir direito esta noite, acordava toda hora.  Foi difícil segurar a ansiedade de estar pela primeira vez na Bienal. Sou uma amante da leitura e me planejei para estar aqui: fiz uma listinha com os livros que queria comprar, pesquisei os lugares que estavam com o preço mais em conta, trouxe um mapa do evento. É incrível tudo isso”, afirmou.

Atividades educativas – Durante sua visita à Bienal, os estudantes do Rio participaram de atividades educativas, como quiz, contação de histórias e oficinas de debates, sobre temas importantes, como: relações étnico-raciais, transmissão de doenças, entre outros. Já o estande “Talentos da Educação” continuará ativo até o próximo domingo (10), com várias atrações.

“Amei o estande, é bem atrativo. Batemos os olhos e já queríamos conhecer. Além de tudo, fomos bem recebidas, adoramos as atividades interativas que a Seeduc-RJ está proporcionando”, aprovou a aluna do Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, da Ilha do Governador, Maria Luiza Pessoa.

“Para meus filhos” – Gari e escritor estreante, Valdeci Boareto é autor do livro, lançado em plena bienal, intitulado “Comportamento que te salva”, onde ele conta casos verídicos que vivenciou, nos últimos 26 anos, em escolas e nas ruas. Simpático, Boareto distribuiu autógrafos e fez novas amizades. “Toda vez que eu limpo uma mesa, toda vez que eu limpo um chão, um banheiro é como se eu tivesse limpando para os meus filhos”, confessa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.