Provas do Encceja ganham novo cronograma do governo federal; confira as alterações
Em 2023, as inscrições serão feitas a partir do mês de maio, com encerramento em junho. Confira as mudanças no cronograma!
Em 2023, as inscrições para as provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontecerão do dia 22 de maio até 2 de junho. Poderão participar da prova os brasileiros que não concluíram os estudos básicos no tempo regular, inclusive moradores do exterior e pessoas privadas de liberdade (PPL).
O cronograma havia sido publicado no dia 2 de janeiro pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Entretanto, na publicação, alguns erros ficaram evidentes e precisaram ser reajustados. Assim, a publicação do novo documento aconteceu na última terça-feira, dia 17 de janeiro.
A aplicação das provas será no dia 27 de agosto, com a publicação do gabarito prevista para o dia 11 de setembro, e a divulgação das notas ocorre no dia 22 de dezembro.
Para quem é privado de liberdade, o cronograma seguirá outras datas. As inscrições serão do dia 24 de julho até o dia 4 de agosto, e as provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de outubro. No dia 3 de novembro serão divulgados os gabaritos, e o resultado sairá em 22 de dezembro.
O cronograma para os brasileiros que residem fora do Brasil também é diferente. As inscrições serão entre os dias 17 e 28 de julho, com a prova marcada para o dia 22 de outubro e divulgação do gabarito em 14 de novembro, e o resultado sairá também no dia 22 de dezembro.
Provas do Encceja
O Encceja é utilizado para avaliar os alunos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em tempo hábil. São avaliadas diferentes competências e habilidades, sugeridas pelo próprio modelo de ensino do país, com quatro provas objetivas e uma redação. Com a aprovação no Encceja, é possível obter a certificação do ensino fundamental e do ensino médio.
Para obter a certificação do ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos até o dia da prova. Aos que buscam o certificado do ensino médio, é necessário ter completado 18 anos de idade até a realização do exame.
Comentários estão fechados.